A última atualização do algoritmo do Google já está no ar

Todos os anos o Google atualiza o seu Core Update, que nada mais é do que um conjunto de atualizações e melhorias no sistema que avalia as páginas indexadas no buscador. Essas melhorias são gerais e muito raramente seguem critérios específicos.

A novidade deste ano, é que o Google dividiu o seu Core Upgrade em duas partes: a primeira para o mês de junho, chamada “June 2021 Core Update” e a segunda, consequentemente, em julho, denominada “July 2021 Core Update”.

A partir dessas atualizações, os especialistas em SEO já ficam de olhos bem abertos para identificar o que mudou e aplicar isso às suas técnicas. Por isso, ao soltarem que o Google lançaria uma parte do upgrade em um mês e a outra parte no mês posterior, deixou a comunidade de SEO em alerta.

A promessa do Core Upgrade deste ano é atingir toda a web em, no máximo, duas semanas. Porém, alguns brasileiros já analisaram uma expressiva mudança no posicionamento dos sites já no dia 05/06. Claro que dependerá de cada negócio avaliar se essas mudanças foram positivas ou negativas.

O Google explica que dividiu em duas atualizações, pois as melhorias ficaram prontas aos poucos e para não ter que adiar tanto a data do upgrade, optaram por essa divisão.

Como podemos agir diante dessas atualizações?

O Core Upgrade é uma grande atualização de melhorias no mecanismo de busca, entretanto, praticamente todos os dias o Google aplica uma mudança, nem que seja minúscula para aprimorar os seus resultados.

As dicas a seguir tem como base o artigo do próprio Google sobre as atualizações do buscador:

Sobre atualizações

É comum que após uma atualização do Google, algumas páginas do site possam sofrer uma queda de desempenho e nesses casos não precisam de correções. Às vezes, as atualizações até melhoram o desempenho de páginas que tinham posições ruins.

Mas, caso o proprietário queira ajustar algo, o Google aconselha a focar em proporcionar o melhor conteúdo possível.

“Perguntas sobre o conteúdo e a qualidade 

  • O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
  • O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
  • Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adicionar valor e originalidade ao material?
  • O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
  • Esse é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?
  • Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?”

Vale lembrar que a queda de desempenho nos sites causada por atualizações do Google podem ser recuperadas depois que todas as melhorias foram implantadas na web.

Outra dica para tornar os conteúdos mais relevantes é ler as diretrizes para avaliadores da qualidade de pesquisa (apenas em inglês). Os avaliadores de conteúdo relevantes são pessoas que informam se os algoritmos geram resultados positivos, para então serem ranqueados. Basicamente para ser considerado um bom conteúdo, a publicação deve apresentar altos níveis de especialização, reconhecimento e confiança. (E-A-T).

O uso do Google Analytics é muito recomendado para acompanhar o desempenho do seu site e após as atualizações do Core Update é fundamental que você acompanhe o desempenho e outros dados do seu negócio. Lá você pode analisar relatórios de palavras-chave, fluxo de usuários, relatórios de comportamento, entre diversos dados.

Então se você quer ajuda para entender como o Google Analytics funciona, entre em contato com os nossos especialistas ?

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