Como tirar a Certificação do Google Analytics?

Certificação GA4

O Google Analytics é uma ferramenta muito presente no cotidiano de quem trabalha com marketing e tem algum negócio digital, ele serve para acompanhar o monitoramento de tráfego do seu site, campanhas, landing pages, email marketing entre outras várias ferramentas. Caso queira saber um pouco mais sobre o Google Analytics 4, leia nosso outro artigo aqui do blog.

Mas o assunto de hoje é sobre como tirar a certificação do Google Analytics, esse certificado é uma ótima oportunidade para se destacar no mercado e conseguir consolidar os seus conhecimentos sobre a ferramenta. 

Para exemplificarmos um pouco de como funciona essa certificação, o Google disponibiliza gratuitamente a prova de Certificação do Google Analytics Individual Qualification (GAIQ) e caso você acerte 80% da avaliação, parabéns! Você será aprovado e o seu certificado será válido por 1 ano, após esse período é preciso realizar a prova novamente. Mas espere um pouco, nesse artigo iremos explicar o passo a passo de como realizar o teste.  

Nesse artigo vamos falar sobre os seguintes tópicos: 

  • Quem pode tirar a certificação do Google Analytics?
  • Passo a passo para tirar a certificação
  • Como se preparar para conseguir tirar a certificação do Google Analytics?

Vamos lá!

Quem pode tirar a certificação do Google Analytics?

Não há pré-requisitos para realizar a prova, entretanto, ela é indicada para qualquer profissional de marketing ou analista de dados, pois é uma ferramenta que permite aplicar diversas estratégias de marketing para a sua empresa

O Google Analytics é bem completo e possui diversas funcionalidades, podemos dizer que ele é uma ferramenta fundamental para quem quer acompanhar o tráfego do site, fazer formulários, realizar comparações e medir métricas para melhorar o desempenho do seu negócio. 

Passo a passo para tirar a certificação

Vamos te guiar para que você possa realizar a prova de certificação do GAIQ corretamente, lembrando que são 70 questões e você precisa acertar 80% da prova em 1h30min, confira o passo a passo:

  1.   Primeiro, acesse o site da Skillshop do Google, plataforma do Google Analytics Academy que disponibiliza diversos cursos.  https://skillshop.withgoogle.com/intl/pt-PT_ALL/ 
  1. Realize o seu cadastro na plataforma. Caso você já possua uma conta no Google, poderá se cadastrar com ela.
  2. Após realizar o cadastro, você terá um perfil onde ficará os seus dados e suas futuras certificações
  3. Na página inicial do Skillshop você poderá buscar por “Google Analytics Individual Qualification” e clicar sob a opção.
  4. Ao carregar a página terá opção “Exame Google Analytics Individual Qualification” bastar clicar nela e o questionário começará imediatamente. 

Aproveite a plataforma para realizar outros cursos gratuitos disponibilizados pelo Google.

Como se preparar para conseguir tirar a certificação do Google Analytics?

É bem comum não passar na primeira tentativa do teste, principalmente se você ainda não tem muito contato com o Google Analytics ou ainda está nos primeiros passos de uso do GA, pois a avaliação aborda conhecimentos tanto do nível básico quanto avançado

Por isso, na mesma página onde está o exame de certificação, há materiais preparatórios para aprender a usar o Google Analytics,  exclusivos para essa avaliação. Eles estão indicados como conteúdo opcional, logo abaixo do link da avaliação, lá terá dois materiais: o curso de Google Analytics para Iniciantes e o curso Avançado do Google Analytics, é muito importante que você realize os dois.

São cursos bem breves que explicam desde início a como manusear a ferramenta, aprender nomenclaturas, criar relatórios, entre outra porção de coisas. Esses dois materiais usam pequenas videoaulas para transpor o conteúdo e ainda contam com o mesmo material por escrito, para aqueles que preferirem. 

Ao fim de cada módulo dos cursos você responde algumas questões (que são bem parecidas com a do exame de certificação) para concretizar o conhecimento adquirido, inclusive, após terminar os cursos você recebe um certificado, legal não é?! 

Quando estiver confiante, realize o exame, mas se ainda não conseguir, não tem problema, você pode repetir o teste quantas vezes quiser.

Certificação empresarial 

É importante ressaltar que caso você queira contratar uma empresa certificada em Google Analytics e mensuração de dados, para ter certeza de ser atendido por especialistas, entre em contato conosco. Fazemos parte do Google Marketing Partners e somos especializados em Google Analytics, Google Tag Manager e Google Data Studio

Quer ajuda para mensurar os seus resultados? Fale conosco e juntos ajudamos a sua empresa a crescer!

Agora que você já sabe como funciona a certificação, não perca tempo e vá tirar a sua certificação do Google Analytics, seja para sua empresa ou para uso individual e caso queira ficar por dentro de mais conteúdos desse tipo, não deixe de acompanhar o nosso blog 🙂 

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.