Conheça alguns conceitos do Google Analytics

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Nos últimos anos, o Google Analytics (GA) tornou-se uma ferramenta indispensável para  profissionais do Marketing Digital, criadores de conteúdo e donos de sites em geral. A ferramenta é hoje uma referência quando o assunto é monitoramento de sites e criação de estratégias de negócios online. No post de hoje reunimos e explicamos melhor sobre alguns conceitos importantes dentro do Google Analytics.

A ferramenta tem como objetivo monitorar o desempenho de um site e medir o comportamento de seus usuários. Através de métricas, dimensões, relatórios e estatísticas, o GA mensura o número de visitantes, vendas, buscas, taxa de rejeição e muito mais com riqueza de informação.  Se você deseja entender melhor o GA, no nosso blog explicamos melhor como funciona o Google Analytics.

O que são métricas e dimensões e como analisá-las no Google Analytics?

Após o acesso à página inicial do Google Analytics, um dashboard aparecerá contendo gráficos com métricas gerais do seu site. Métricas podem ser definidas como um conjunto de medidas que apontam diferentes estatísticas numéricas do seu site. Temos como métricas dentro do GA:

Usuários -> Essa métrica demonstra o número de acessos totais ao seu site em um determinado período de tempo escolhido.

Sessões -> Uma sessão pode ser definida como um grupo de interações que um usuário faz dentro de uma presença digital, durante certo período de tempo. Imagine que na vida real, ao entrar em uma loja, uma pessoa pode passar horas lá dentro experimentando todos os tipos de produtos, enquanto outra pessoa pode simplesmente entrar, não se interessar por nada e ir embora. Ambos são usuários que geraram sessões, a diferença está no nível de interação de cada sessão. No caso do GA, as sessões servem para monitorar o tempo e as interações de cada usuário de um site. 

-As sessões expiram a cada 30 minutos de inatividade, após a virada da meia-noite ou pelo acesso de uma diferente campanha pelo usuário.

Taxa de Rejeição: A Taxa de rejeição é uma métrica que demonstra o número de usuários que não tomaram nenhuma ação desejável dentro do seu site, como acessar um link específico ou realizar alguma compra nele. 

Em -> Público Alvo -> Visão Geral; temos uma visão geral sobre essas 3 métricas.

Receita -> Essa métrica é mais utilizada por serviços de E-Commerce e demonstra a receita que seu site gerou em um determinado período de tempo. A receita pode ser obtida de diferentes formas, como vendas de produtos, serviços, assinaturas, anúncios, dentre outros.

Taxa de Conversão -> A taxa de conversão é uma porcentagem que demonstra o número de usuários que tomaram alguma ação desejável dentro do seu site. Essa ação é definível, podendo ser algo como uma compra ou uma ação desejada dentro dele.

Essa métrica é utilizada principalmente para avaliar o desempenho da comunicação e interface de seu site em atrair novos clientes e vendas.

Em -> Conversões -> E-commerce -> Visão Geral; temos uma visão geral sobre essas 2 métricas.

Se deseja acompanhar esse tipo de estatística, antes é preciso configurar o acompanhamento de comércio eletrônico.

O Que são as Dimensões do Google Analytics?

Ao analisar as métricas dentro do seu site, concluímos que as circunstâncias de acesso do seu site nem sempre são as mesmas. Isto é, diferentes usuários de diferentes locais do mundo de diferentes dispositivos têm acesso a ele. 

Para manter registro dessas variáveis, as dimensões funcionam como diferentes indicadores de atributos dentro do seu site, podendo demonstrar a localização geográfica dos seus usuários, quais dias acessaram mais seu site e quais dispositivos usaram para acessá-lo.

Combinando as métricas com dimensões, é possível analisar e compreender seu público de forma mais clara. Se deseja saber mais sobre métricas e dimensões, esse artigo pode ajudar a entender melhor o que são métricas e dimensões no Google Analytics.

O que são relatórios do Google Analytics e como utilizá-los?

Ao acessar a coluna à esquerda no Google Analytics, é possível ver uma aba chamada de relatórios. Existem 5 principais relatórios, cada relatório comporta nele conjuntos de métricas específicas para esse tipo de relatório dentro do GA.   

-> Tempo Real no Google Analytics: Em tempo real, temos todas as métricas e dimensões de usuários acessando seu site em tempo real. Podemos por exemplo, ver quantos usuários estão acessando seu site no momento, por qual dispositivo estão acessando, onde moram e quais são as páginas ativas no momento.

-> Público-Alvo no Google Analytics:  Em público-alvo, temos informações de todos que acessam o seu site. Através desses tipos de métricas, podemos definir seu público-alvo e traçar um perfil do tipo de usuário que seu site irá atrair. Essas métricas demonstram informações demográficas, geográficas, comportamentais e de interesses de seus usuários.

-> Aquisição no Google Analytics: Através do relatório de Aquisição, é possível ver o tráfego do site e como ocorre a conquista seus visitantes. Ele disponibiliza métricas como Google Ads, Search Console e Redes Sociais, ideais para entender a atração de novos usuários.

-> Comportamento no Google Analytics: O relatório de Comportamento, diz quanto o site está envolvendo seus visitantes, aponta também as páginas visualizadas e que ações foram tomadas dentro dele. Métricas como Fluxo de Comportamento, Conteúdo do Site e Busca Interna são importantes apontamentos dentro desse relatório.

-> Conversões no Google Analytics: O relatório de Conversões rastreia quantos usuários dentro do seu site completaram alguma transação dentro dele, é importante para testar a eficácia do seu site em persuadir seus visitantes a tomarem ações desejáveis dentro dele. Possui as métricas Metas, E-Commerce e Funis Multicanal que facilitam o entendimento deste relatório.

 Existem outros conceitos importantes?

Por ser focado no Marketing Digital, o GA possui muitos termos e palavras-chave. Separamos aqui alguns que podem ajudar melhor nesse entendimento inicial:

-> SEO: SEO ou Otimização para Motores de Busca, se trata de um conjunto de estratégias, que quando utilizadas de forma correta, podem posicionar seu site ou post entre os melhores resultados para motores de busca, como o Google

-> UX: UX ou Experiência do Usuário, é um estudo que busca entender e otimizar a experiência que um usuário tem dentro de um site ou serviço. O UX Designer busca principalmente entender o comportamento de seus usuários e traçar estratégias que aproximem a empresa de seus consumidores.

->UI: UI ou Interface do Usuário, por sua vez, é uma área do design que através de elementos como tipografia, design gráfico, cores, botões e layouts, busca trazer uma interface visual agradável que aproxime a empresa de seus consumidores.

->KPI: KPI ou Indicador Chave de Performance, são indicadores-chave usados para determinar se as atitudes, metas ou ações estão tendo o resultado esperado por suas campanhas. São exemplos bons de KPI, a Taxa de Rejeição, Nível de Engajamento e Duração média da sessão

->CTA: CTA ou Chamada para ação, é uma estratégia que através debotões e links personalizados, induz o usuário a tomar uma ação afirmativa que o leva para outra página relacionada, ou para efetuar uma compra. São os famosos Se inscreva, Clique Aqui, Faça o Download, etc.

Como posso aprender mais sobre Google Analytics?

Com essa breve explicação, esperamos poder ajudar nessa jornada de descobertas do mundo do Marketing Digital. Se deseja entender um pouco melhor sobre outros conceitos e termos do GA, esse post pode te ajudar a entender o que é Google Analytics enquanto este outro explica melhor sobre as principais siglas de Marketing.

Pensando numa melhor absorção do conteúdo apresentado, fizemos um breve resumo dos conceitos no vídeo abaixo.

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