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Cookies e LGPD: Entenda a sua ligação

Cookies e LGPD: Entenda a sua ligação
Cookies e LGPD: Entenda a sua ligação

Para quem convive no mundo dos dados e está por dentro das leis de proteção de dados, com certeza já ouviu falar sobre os famosos Cookies e sua ligação com a LGPD. Mas, o que é exatamente  este termo? Por que é importante entender a sua ligação com a LGPD? Acompanhe a nossa matéria e fique por dentro. 

Caso você ainda não saiba o que é a LGPD, acesse nosso conteúdo clicando aqui. Mas, de modo geral, a LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, que tem como premissa proteger os direitos dos usuários quanto ao uso de seus dados e sua privacidade

Há uma série de passos que a sua empresa ou negócio devem seguir para estar em conformidade com a LGPD. Mas isso é assunto para outro tema…Quer saber como deixar a sua empresa em conformidade? Leia nossa matéria!

Agora que te lembramos um pouco sobre a LGPD vamos falar sobre os famigerados cookies…

O que são os cookies?

Basicamente os cookies são pequenos trechos de códigos que são gravados no seu computador a partir do momento que você acessa um site. Esse pequeno trecho de código é capaz de armazenar algumas informações sobre o usuário que está navegando naquela página onde possui o cookie. 

As informações armazenadas podem ser diversas, desde de quais páginas o usuário visitou até informações sobre comportamento do visitante. 

Você já deve ter se deparado com o banner abaixo, o qual solicita o seu consentimento para utilizar os seus dados. Sites que não dão a opção de escolher a autorização do uso de dados podem estar infringindo a lei da LGPD, fique atento! 

Banner de consentimento do site da Usercentrics.

Banner de consentimento do site da Usercentrics.

No entanto, os cookies são divididos em tipos, vamos apresentar eles a seguir:

Tipos de cookies

Tipos de cookies

Há alguns tipos de cookies, podemos diferenciá-los de acordo com sua origem e proprietário, sendo comumente divididos em cookies primários e de terceiros

Os cookies primários são gerenciados pela própria empresa do site, esse cookie irá trazer informações como: tempo de sessões, visualizações da página, quantidade de usuários, etc. 

Já os cookies de terceiros são integrados por outra empresa diferente da empresa dona do site, por exemplo: ao adicionar sistema de chatbot, Google Analytics ou algum espaço para anúncio que não seja gerenciado por você. 

Dentro dessa classificação, há os cookies de sessão e os persistentes

Os cookies de sessão, como já diz o próprio nome, são cookies que sobrevivem por apenas determinado tempo: durante uma sessão na página. Depois que a sessão acaba o cookie é reiniciado, ele serve para manter o usuário conectado, por exemplo. 

Os cookies permanentes coletam as informações do usuário de modo permanente, como informações de identificação, comportamento de navegação (cookies de rastreamento), preferências de sites do usuário. Com o cookie persistente as informações serão salvas para que os dados sejam usados em sessões futuras. 

Afinal, qual a relação entre os cookies e a LGPD?

Bom, falamos sobre a LGPD e sobre os cookies e já dá para ter uma noção da relação de ambos. As empresas precisam estar em conformidade com a lei LGPD e para isso elas precisam ter cuidado ao manusear os dados que os cookies entregam sobre os usuários que visitam e interagem com o seu site. 

O principal ponto dessa relação é o consentimento do usuário. Como assim? O usuário precisa dar autorização para que determinada empresa use os seus dados e mais do que isso, é necessário evidenciar quais dados estão sendo coletados e com qual objetivo.

As empresas não querem tomar multas por infringir a LGPD, por isso, utilizam ferramentas especializadas em Gestão de Consentimento, as CMPs. É uma maneira fácil e correta de deixar o seu site em conformidade e não correr o risco de coletar dados pessoais dos usuários sem a devida autorização. E não pense que por conta da adequação de uso de dados a sua empresa não conseguirá as informações para melhorar a sua navegação, metas, etc., pelo contrário, com uma ferramenta CMP você coleta todos os dados que são necessários para as suas estratégias de negócio

Quer saber mais sobre ferramentas de gestão de consentimento? Entre em contato conosco, podemos te ajudar a deixar o seu site em conformidade.