Início » Iniciativa Privacy Sandbox e morte ao suporte dos cookies para terceiros
Digital Analytics Google Analytics

Iniciativa Privacy Sandbox e morte ao suporte dos cookies para terceiros

Iniciativa Privacy Sandbox e morte ao suporte dos cookies para terceiros
Iniciativa Privacy Sandbox e morte ao suporte dos cookies para terceiros

Essa não é a primeira vez que venho falar sobre cookies por aqui e se, por acaso, você ainda não sabe o que são os cookies e como eles surgiram na web, recomendo que você leia nosso outro artigo, que está no Linkedin sobre “Por que estão decretando a morte do cookie?”.

A novidade é que o Google está anunciando a sua nova iniciativa chamada Privacy Sandbox, que basicamente trará tecnologias que visam a privacidade dos usuários e ao mesmo tempo trazem à empresas e negócios, ferramentas para o seu crescimento. 

A questão aqui é que, essa nova iniciativa tem como um de seus objetivos, remover o suporte para cookies de terceiros. Esse processo de remoção de cookies ocorreria em meados de 2023 e os usuários teriam cerca de 3 meses para se adaptarem ao novo ecossistema de tecnologias. 

Então, como tudo funcionaria sem os cookies de terceiros?

O Google afirma que a Privacy Sandbox (que já está sendo implementada aos poucos) tem como objetivo, trazer novas tecnologias que protejam a privacidade on-line das pessoas e que tragam informações necessárias para o crescimento das empresas. E para isso, querem construir padrões abertos que visem transparência aos usuários. 

Ainda não há um substituto para a saída dos cookies, na verdade, o Chrome já apresentou cerca de 30 propostas, das quais, 4 delas estão disponíveis para teste. A empresa tem como meta entregar essa tecnologia para os desenvolvedores até o fim de 2022, será que vai dar tempo ou mais uma vez a morte dos cookies vai ser adiada? Fica o questionamento.

Como o Chrome encerrará o suporte para cookies de terceiros?

Antes de começar o processo de encerramento ao suporte para cookies de terceiros, as propostas que o Chrome apresentou terão que passar por todos os testes, que seguirão um longo processo de desenvolvimento público rigoroso para a sua aprovação. 

Portanto, apenas quando as tecnologias já forem testadas e estiverem prontas para serem usadas em grande escala por toda a web, aí que começa o processo de encerramento dos cookies para terceiros. Esse processo terá duas etapas, segundo informações do próprio Chrome

  • Etapa 1: Ocorrerá no fim de 2022, essa etapa terá como missão, dar tempo para os publicitários e desenvolvedores migrarem os seus serviços às novas tecnologias. A empresa diz que pretende dar um prazo de nove meses para as migrações e que acompanhará toda essa adoção antes de passar para a próxima etapa.
  • Etapa 2: Ocorrerá em meados de 2023, o Chrome irá aos poucos encerrar o suporte dos cookies e tem como prazo, três meses para toda a remoção dos “biscoitos”.

Contudo, é isso que podemos afirmar por hora, fiquem atentos para mais novas atualizações do assunto, mas não se desesperem! O Chrome irá entregar um cronograma com todos os detalhes no site da Privacy Sandbox.

O que esperar de um futuro sem os famigerados cookies? Vamos ter que descobrir juntos…

E se quiser ficar por dentro das novidades do mundo analytics, se inscreva em nossa Newsletter, todo mês trazemos um apanhado de notícias em primeira mão para que você se mantenha bem informado 🙂