O que é Automação de Marketing?

 Quando falamos sobre estratégias de marketing digital, nos deparamos com diversos processos e ferramentas. Organizar tudo isso acaba sendo um desafio para as empresas, por isso, continue lendo nosso artigo e aprenda o que é automação de marketing, o que é funil de vendas e dica de ferramenta de automação de marketing para manter leads em todas as etapas do funil de vendas.

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing é a comunicação em escala através de diversas ferramentas de forma automatizada, ou seja, a utilização de ferramentas de marketing distintas e automatizada para atrair, comunicar e manter um relacionamento personalizado com os leads.

A automação de marketing pode ser inserida na comunicação por e-mail, agendamento de posts nas redes sociais, respostas automáticas, agendamento de posts em blogs e chatbots, ou seja, o objetivo da automação de marketing é participar de todo o processo de marketing, sem necessidade de ações manuais. Contribuindo assim com a comunicação e gestão dos leads.

O que é funil de vendas?

 O que é funil de vendas?

Funil de vendas é o processo que o lead leva até concretizar a compra. O funil de vendas é dividido em 3 partes: topo, meio e fim do funil.

O topo do funil de vendas é o momento de descobrimento, no qual o interessado busca as primeiras informações sobre produtos ou serviços. Nessa fase a empresa pensará em como atrair novos leads podendo ser através de posts em blogs, conteúdo em redes, landing pages etc.

O meio do funil de vendas é o momento de conversão, esse momento refere-se à primeira interação do lead com seu conteúdo, seja se cadastrando em uma newsletter, solicitando informações sobre serviços e etc, é o momento em que ele disponibiliza um contato para ser realizado. Após o primeiro contato, esse lead precisa ser nutrido até o fim do funil.

O fim do funil de vendas é quando o lead está pronto para ser convertido em vendas ou negócio.

 Entender o funil de vendas da empresa é importante para definir as estratégias para automação de marketing.

Dica de ferramenta para automação de marketing no funil de vendas

Uma dica de ferramentas para automação de marketing é o RD Station. A ferramenta permite à empresa realizar a captação de leads através de landing  pages e a alimentar esses leads por envio de conteúdo relacionado à empresa através de e-mails.

Conheça mais sobre RD Station clicando aqui

Para utilizar a automação de marketing no funil de vendas, é preciso planejar onde serão captados os leads, como os leads irão disponibilizar as informações de contato e por onde serão contactados e como esses leads serão “alimentados” até a conversão de vendas.

Após o planejamento, será necessário definir qual ferramenta será utilizada na automação de marketing.

As ferramentas de automação de marketing para serem utilizadas precisam ser configuradas de acordo com a estratégia definida e alimentadas com os conteúdos que serão disponibilizados para os leads.

Vender, seja produtos ou serviços não é algo tão simples, principalmente pela quantidade de opções que a internet disponibiliza para os usuários, por isso manter uma rotina de contato com os leads contribui nas vendas.

Quer receber novidades, aprender sobre os conceitos de marketing e saber muito mais sobre mundo o Digital Analytics, Inscreva-se aqui e fique e recebe conteúdos exclusivos.

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.