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O que é CMP (Plataforma de Consentimento de Dados)?

O que é CMP (Plataforma de Consentimento de Dados)?
O que é CMP (Plataforma de Consentimento de Dados)?

Você já ouviu falar nesse termo? Se você tem uma empresa e está antenado nas grandes mudanças sobre privacidade de dados nos últimos anos, já deve ter esbarrado no termo Plataforma de Gestão de Consentimento, a CMP (Consent Management Platform, em inglês). 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como funciona uma Plataforma de Gestão de Consentimento e porque ela é tão importante para manter o seu site em conformidade com as leis de proteção de dados. 

O que é CMP e como funciona?

Como dissemos anteriormente, a CMP é uma plataforma para gestão de consentimento, ou seja, é uma ferramenta que formaliza a coleta do consentimento dos usuários que entram num site ou e-commerce, registrando o consentimento concedido e permitindo gerir tais dados, inclusive para viabilizar a retirada do dado, caso o usuário solicite a empresa esta exclusão do dado. Tal solução é vital para manter um site em conformidade com leis como a LGPD,  para que tudo seja feito corretamente a empresa precisa expor ao usuário o que está registrando e permitir que tal usuário opte ou não por autorizar o registro deste dado.

Você com certeza já entrou em algum site e foi parado por um banner ou um pop-up no canto da tela pedindo o seu consentimento ao termo de cookies ou de outros termos de privacidade. Inclusive, caso você não saiba o que são os cookies, temos um artigo no Linkedin que fala sobre isso. Mas, atenção com esta solução, pois só o banner não quer dizer que seu site está em conformidade, é necessário ter algo que viabilize o registro ou exclusão de dados por ferramenta implementada no site, é exatamente aí que entra você ter uma solução de consentimento de dados no seu site ou e-commerce.

Entenda a LGPD…

Se você utiliza apenas aquele banner no canto da tela apenas com a opção “Aceitar”, saiba que você não está em conformidade legal com a utilização de dados de seus usuários. De acordo com as leis já vigentes, principalmente a LGPD, é necessário apresentar opções de rejeição de uso de dados e disponibilizar a opção do usuário selecionar quais dados ele quer que sejam usados.

A seguir, entenda se o que você está fazendo está de acordo com as bases legais de dados:

Esse tipo de banner não aponta total conformidade de dados
O vídeo acima representa um exemplo completo do ferramenta CMP. Com esse tipo de conformidade você está seguindo todas as leis de privacidade de dados.

Resumindo, o CMP permite que você crie avisos de consentimento personalizados e insira no seu site e vincule isso aos registros de dados realmente realizados no site, ou seja, você consegue criar avisos que permitam o usuário a aceitar, não aceitar ou aceitar somente alguns de seus dados, além disso, você deve inserir o motivo de coleta desses dados, seja para uma melhor navegação ou para outros fins estratégicos. Dessa forma, o navegante da página terá entendimento sobre os dados consentidos e se sentirá mais seguro. 

Há diversos tipos de dados que você pode coletar dos usuários que passam pelo seu site e que podem gerar uma brecha de segurança no tocante a LGPD ou outras leis de proteção de dado, mas você não precisa abrir mão de coletar os dados e neste ponto o CMP te ajuda a  manter a conformidade diante dos diversos tipos de dados registrados por cookies. 

 Tipos de cookies, por exemplo:

  • Cookie de privacidade
  • Cookie de publicidade
  • Cookie de navegação 
  • Cookie de redes sociais 
  • Cookie de desempenho 

É importante que você mostre para o usuário qual tipo de cookie você está utilizando e caso seja mais de um tipo de dado, o usuário tem o direito de escolher para quais usos os dados dele será usado. 

A Plataforma de Gestão de Consentimento também integra o aviso os termos de Política de Privacidade e Termos de Uso, então normalmente, quando o usuário autoriza o uso de dados ele também concorda com os termos de uso. Após coletar todos os dados e consentimentos do usuário, a plataforma organiza todas as informações de forma automática, após configurado corretamente no seu site ou e-commerce, dando um controle documentado para a sua empresa. 

O CMP segue todos os critérios estabelecidos pela Lei LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, quer saber mais sobre ela? Clique aqui e saiba se a sua empresa está cumprindo todos os critérios. 

Por que ter um CMP é importante?

Por que ter um CMP é importante?

Ao implementar uma solução de  CMP, sua empresa já fica de acordo com as normas LGPD, então você não precisará ficar preocupado ou ter que contratar outro serviço para isso. 

Outro ponto importante sobre o CMP, é que você consegue entregar avisos de consentimento personalizados, dessa forma, os usuários podem ter mais facilidade em entender porque os dados deles são necessários e isso pode fazer com que sua empresa tenha mais credibilidade e transmita confiança para seus prospects

E por fim, com as informações coletadas é possível desenvolver estratégias de marketing relevantes e com maiores chances de resultados, pois os dados irão te fornecer informações mais precisas sobre o seu público-alvo. Poderíamos falar mais sobre quais tipos de estratégias uma ferramenta CMP pode te ajudar, mas vamos deixar esse tópico para um próximo texto… 

Gostou de entender melhor como funciona uma ferramenta de consentimento de dados? Quer saber como contratar uma ferramenta de consentimento de dados? Fale conosco, somos parceiros oficiais da Usercentrics, uma ferramenta de CMP que traz tudo de mais completo quando o assunto é coleta de consentimentos de dados na internet, entre em contato conosco e saiba mais! 

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