O que é Tableau Software?

Tableau

Nos dias de hoje temos dados por todos os lados e organizá-los de uma maneira que facilite a sua leitura e entendimento virou missão de muitas empresas. Uma das ferramentas que está há muito tempo no mercado e veio com essa missão de ajudar na organização dos dados, é o Tableau. Mas afinal? O que é Tableau Software? Continue lendo nosso artigo e descubra.

Neste Post:

  • O que é Tableau?
  • Quais são os produtos que compõem a suíte do  Tableau?
  • Como o Tableau funciona? 

O que é Tableau Software?

Fundada em 2003, o Tableau é uma ferramenta de visualização de dados muito utilizada na área de Business Intelligence. O Tableau é utilizado para visualizar dados brutos em um formato de fácil entendimento, ajudando profissionais a compreenderem dados em qualquer nível de uma organização. Os recursos mais utilizados do Tableau são: Análise em tempo real, combinação de dados e colaboração de dados. 

Quais são os produtos que compõem a suíte do Tableau?

Quais são os produtos que compõem a suíte do Tableau?

Os produtos que compõem a suíte do Tableau podem ser divididos em duas categorias.  Para desenvolvedor: como criação de painéis, gráficos, geração de relatórios e visualização de dados, nessa categoria encaixam-se os produtos Tableau Public e Tableau Desktop.  

A segunda categoria é para compartilhar, permitindo o compartilhamento de relatórios e painéis que foram criados usando as ferramentas de desenvolvimento, nessa categoria encaixam-se os produtos Tableau online, Server e Reader.

A seguir vamos explicar cada uma delas 🙂

Tableau Prep: No Tableau Prep,  é possível combinar, estruturar e organizar dados de vários setores. 

Tableau Desktop: Muito utilizado para análise visual, ou seja, na criação de Dashboards. Com o Tableau Desktop é possível realizar o cruzamento de várias métricas. 

Tableau Online: é utilizado para análises onde a base está salva na nuvem. Não havendo assim, a necessidade de gerenciar um servidor. 

Tableau Server: é uma solução direcionada para análises de níveis empresariais, através dessa solução é possível compartilhar, gerenciar dados e informações, salvando localmente ou na nuvem. 

Tableau Public: é uma versão gratuita da ferramenta, com ele é possível criar mapas de variações e visualizações, planilhas, integrar navegação e usar ações de conjuntos. 

Como o Tableau Software funciona? 

O principal trabalho do Tableau é conectar e extrair os dados armazenados em vários lugares. Ele pode extrair dados de qualquer plataforma, como: Excel, PDF, Oracle, Microsoft, Amazon, etc.

O Tableau ainda é uma das plataformas mais utilizadas para organizar e visualizar dados, escolhendo o produto certo e conectando as fontes é possível organizar os dados para chegar a análises muito interessantes. 

Gostou de conhecer essa plataforma? Continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades do Business Intelligence

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.