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Como analisar as conversas do Jivochat no Google Analytics?

Como analisar as conversas do Jivochat no Google Analytics?
Como analisar as conversas do Jivochat no Google Analytics?

Quando falamos de conversões e metas no Google Analytics, geralmente atrelamos a formulários, cliques em botões e itens do tipo. Mas, você já pensou que dá para acompanhar os dados de acionamento do seu Jivochat, usando eventos do Google Analytics?

Sim, é possível acompanhar diversas ações realizadas no seu Jivochat com o GA, nos próximos parágrafos vamos falar um pouco mais sobre isso.

O que é o Jivochat?

Antes de falar sobre a configuração do Jivochat no Google Analytics, vamos explicar o que é o Jivochat. Um dos pontos mais falados ultimamente é que os negócios devem simplificar o contato com seus clientes e prospects e contar com uma solução de comunicação instantânea sem dúvidas é um grande facilitador e é exatamente nesta lacuna que está o Jivochat, sendo um aplicativo de comunicação e atendimento personalizado ao cliente que permite correlacionar/interligar diversas plataformas e assim facilitar a vida de quem precisa ser ágil para conversar com o cliente.

Ou seja, o Jivochat é uma poderosa ferramenta de atendimento virtual, sendo exemplos de formas de atendimento pelo Jivochat:

  • Chat para sites
  • Solução de Callback
  • E-mail
  • Telefonia
  • Apple Business Chat
  • Whatsapp
  • Facebook Messenger
  • Telegram
  • Chatbot

Além de contar com inúmeras outras funcionalidades como: integração com CRMs, avaliação de qualidade de atendimento, tradutor em tempo real, bloqueio de visitantes, etc.

Agora que já mostramos que o Jivochat é uma poderosa solução de comunicação, que passa por diversas searas como: chat online, chatbot, atendimento 360, vamos entender como analisar seus dados usando o Google Analytics 😉

Como contabilizar os dados do Jivochat no Google Analytics?

O próprio painel do Jivochat já conta com uma área de estatísticas e informações importantes, que permitem a análise de conversações e se você é um cliente premium, as possibilidades são diversas, pois é liberado todo o painel geral de dados. Mas, se você gosta de analisar dados, certamente ver os dados de ações do Jivochat no Google Analytics é um excelente caminho. 

E aqui temos excelentes notícias, por padrão quando você instala o Jivochat no seu site ele envia automaticamente chamadas de eventos para o seu Google Analytics, portanto, para uma análise de comportamento a partir de eventos, basta você seguir o caminho dentro do GA:

Comportamento >> Eventos >> Principais Eventos 

Comportamentos do Google Analytics

E localizar a categoria Jivosite

localizar a categoria Jivosite

Dentro da variável ação do evento é possível verificar até 15 ações distintas, os termos são registrados em inglês, mas são de fácil compreensão, sendo:

  1. Chat established – Quando a conversa é iniciada com visitante.
  2. Chat requested – Pedido de chat, quando visitante clica no ícone do Jivochat para iniciar uma conversa.
  3. Proactive invitation accepted – Quando o visitante aceita um convite proativo.
  4. Proactive invitation rejected – Quando o visitante rejeita um convite proativo.
  5. Proactive invitation shown – Quando um convite proativo é enviado ao visitante.
  6. Offline form shown – Quando um formulário offline é mostrado ao visitante, quando não está tendo atendimento online.
  7. Offline message sent – Quando visitante manda mensagem, mesmo atendimento estando offline.
  8. User gave contacts during chat – Quando o visitante preenche um formulário simultaneamente ao atendimento no chat online.
  9. Callback invitation shown – Quando o formulário de ligação foi enviado ao visitante.
  10. Callback requested – Quando o visitante clicou no botão de pedido de ligação.
  11. In-chat email form shown – Quando o visitante recebe um formulário de pedido de e-mail no chat, por atividade automática.
  12. In-chat email form submitted – Quando o visitante preenche um formulário de pedido de e-mail no chat, por atividade automática.
  13. Continue in VK – Quando o visitante clica no botão continuar pelo Facebook.
  14. Client initiates chat – Quando o visitante inicia um chat sem ter sido acionado proativamente pela ferramenta.
  15. Client answer on agent request – Quando o visitante responde um chat iniciado manualmente pelo atendente.

Note que uma série de funções do Jivochat que podem acionar eventos do Google Analytics são características da versão profissional. Portanto, vale a pena avaliar estes pontos e considerar assinar esta versão, tanto do ponto de vista de análise, mas principalmente pensando na qualidade de atendimento. Quer saber mais sobre as versões do Jivochat, clique aqui.

Como contabilizar o Jivochat como uma meta no Google Analytics?

Embora analisar eventos já seja bem rico e importante, geralmente os atendimentos e conversas são indicadores importantes para o negócio. Pensando nisso, também é possível configurar os dados do Jivochat para serem contabilizados como Metas e entrar nos indicadores da área de conversão do Google Analytics.

Para configurar uma meta relacionada ao Jivochat no Google Analytics você precisa ter permissão de Administrador no GA, pois é nesta área que se configura metas. É sempre bom lembrar que você tem uma quantidade limitada de metas, então estruture o que quer mensurar antes de sair configurando a plataforma.

Pronto, definiu o que considera meta, basta ir no Google Analytics >> Administrador >> Nível Vista >> Metas

Google Analytics >> Administrador >> Nível Vista >> Metas
  • Clique em criar nova meta
NOVAMETA
  • Selecione continuar
META CONTINUAR
  • Adicione o nome da meta, exemplo: Conversa Jivochat
META NOME
  • Selecione Evento como tipo de meta
EVENTO
  • Adicione as condições do evento: 
    • Categoria: Jivosite
    • Ação: Chat established
  • Salve a meta
configure a meta, escrevendo na opção categoria: Jivosite e Ação:Chat established. Salve a Meta

A partir desta configuração você terá uma meta de Jivochat configurada no Google Analytics e poderá analisar os resultados na área de conversões da plataforma.

E lembre-se o papel do Google Analytics é te dar uma visão integrada dos seus indicadores e metas, e do painel de estatísticas do Jivochat é trazer mais detalhes sobre os atendimentos, assim evite comparar os dados registrados, pois além de ter objetivos diferentes de análise, as ferramentas processam os dados de forma distinta. 

Gostaria de falar com algum de nossos especialistas e saber mais sobre o assunto? Clique no botão abaixo:

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