Atualmente são gerados muitos dados a todo instante e já é de conhecimento das empresas que esses dados transformados em informação auxiliam na tomada de decisões assertivas.
O dashboard vem para facilitar essas decisões, sendo um painel de rápido acesso, seu principal objetivo é a visualização do objeto analisado em um determinado momento. Pode ser atualizado automaticamente na periodicidade disponibilizada pela fonte de dado, podendo inclusive, ser minuto a minuto caso a fonte permita. Por sua característica de automatizar o processo de coleta e apresentação de dados, tem como uma vantagem expressiva a diminuição de tempo necessário para visualizar as informações e pode evitar erros humanos e até manipulações fraudulentas.
Os dashboards podem ser usados por qualquer área da empresa e até mesmo para acompanhamento de informações pessoais, como investimentos, despesas, etc. Para a construção de um dashboard é necessário definir a fonte de dados e identificar os indicadores que realmente importam para sua área. Não é regra, mas um dashboard mais funcional não precisa de barra de rolagem, a assimilação em um painel único é mais eficaz.
Google Data Studio é a ferramenta de visualização de dados (dataviz) que permite transformar linhas de dados em relatórios bonitos e de fácil assimilação, centralizando num único lugar dados de diversas plataformas, inclusive com a possibilidade de condensar as informações que você precisa num único lugar.
Compatível com diversas fontes de dados, permite diversas personalizações se aproximando ao máximo dos objetivos do usuário. Tem integrações nativas com alguns dos produtos mais usados do Google, como Google Analytics, Google Ads (AdWords), Google Search Console, Google Sheets, etc.