Um tutorial do Mailchimp é aquilo que todo iniciante no envio de e-mails em massa precisa. Mas o que dizer sobre a lenda de que o e-mail marketing estaria com seus dias contados depois da popularização das redes sociais e dos mensageiros por celular?
O e-mail marketing continua sendo uma das melhores ferramentas para se comunicar com prospects e clientes, não tenha dúvida. É isso que revela a pesquisa Channel Preference Survey de 2012 (feita pela Exact Target), a pesquisa de Indicadores de E-mail Marketing, da Associação Brasileira de Marketing Direto, feita em 2011, e a Email Statistics Report de 2015, da Radicati Group, que vem para confirmar as tendências já encontradas nas duas primeiras.
Quais detalhes elas revelam?
Segundo a pesquisa da Exact Target, 77% dos consumidores utilizam o e-mail marketing como canal preferido para receber mensagens promocionais com confirmação opt-in (6,5% a mais que a pesquisa anterior, finalizada em 2008). 91% dos entrevistados disseram usar e-mail diariamente e 66% declararam já ter feito compras após receberem um e-mail marketing.
O uso do e-mail marketing é muito comum no Brasil: a ABEMD indicou que 78% das empresas entrevistadas utilizam campanhas de marketing direto por mailling, que representa até 10% do faturamento de metade das empresas consultadas.
A Radicati Group confirma a tendência do uso de e-mails prevendo aumento de 6% no número de contas de e-mail em todo planeta e também de 6% na utilização de e-mail para comunicação entre empresa e consumidor.
Um tutorial do Mailchimp, que te ajuda a aprender como usá-lo, além de fazer sua conta e montar sua primeira campanha, vem bem a calhar depois de saber dos resultados dessas pesquisas, não?
O Mailchimp
Mailchimp é uma empresa de automatização de e-mails situada em Atlanta, capital e polo cultural do estado da Georgia, nos Estados Unidos. Foi criada em 2001 e oferece um serviço de disparo de e-mail freemium intuitivo e leve.
A ferramenta viabiliza diversas experimentações, como:
- Teste A/B: com layout intuitivo, você só precisa criar sua campanha e indicar qual modificação pretende testar. Depois, escolherá a quantidade de inscritos que receberão a primeira leva de e-mails e indicará qual resultado será decisivo para o envio da versão definitiva.
- Agendamento de e-mails: você não precisa estar no computador às 4 da manhã caso queira enviar uma newsletter. Basta programar.
- Segmentação: várias opções de segmentação, incluindo aquelas baseadas na ação dos usuários. Você pode, portanto, delimitar seu envio somente para os usuários que abriram sua campanha anterior, ou somente para aqueles que clicaram em seus links, por exemplo.
- Gráficos de análise: são completos e intuitivos. O design simples ajuda a entender os dados que a ferramenta lhe dá, como a quantidade de cliques, quem clicou, há quanto tempo um usuário em particular não abre uma campanha e etc.
- Importação de listas: você não precisa digitar linha por linha de novos inscritos, basta importar uma lista ou copiar e colar os endereços direto no Mailchimp.
Se uma grande tarefa é escolher a ferramenta adequada para envio e monitoramento de e-mails em massa, saiba que você já pode marcá-la como feita em sua to do list. O plano gratuito permite envio de até 12.000 e-mails para uma base de 2.000 inscritos por mês, além de contar com layouts pré-montados e design responsivo, adequando-se a telas de dispositivos móveis.
Tutorial Mailchimp: 10 passos para criar sua campanha
Veja abaixo um tutorial de como começar a usar o Mailchimp nas suas campanhas de e-mail marketing:
1˚ Passo: faça seu cadastro
Entre no site do Mailchimp clicando aqui e crie uma conta, caso já possua é só realizar o login.
2˚ Passo: segurança
Após cadastro e login aparecerá uma tela pedindo para inserir alguns itens por segurança, você pode preencher ou pular, no exemplo abaixo é pulado usando o botão I’ll do this later.
3˚ Passo: importe sua lista
Você deverá clicar no botão Import Your List, localizado no lado direito superior.
Agora você precisará nomear a nova lista e definir o e-mail e nome de remetente das campanhas.
Após isso, você deverá escolher se quer receber atualizações a cada nova inscrição ou cada vez que um usuário pede pra sair da lista. Agora, você terá três opções, inserir uma lista por arquivo CSV, copiando e colando ou integrando o Mailchimp com alguma outra ferramenta de gestão de contatos. Escolhemos a opção de copiar e colar novos endereços.
E seu último passo será copiar todos os endereços de e-mail de seu arquivo.
Caso você tenha endereços de e-mail e nome, bastará copiar a lista colocando em ordem, linha por linha, endereço de e-mail e nome de usuário. Depois, o Mailchimp irá lhe perguntar qual campo cada coluna pertence (se a coluna representa o campo de e-mail, de nome, de sobrenome, de telefone e etc).
Copiando e-mails para mostrar sua lista no Mailchimp.
4º Passo: criando a primeira campanha.
Para começar a criar a campanha clique no botão Create Campaign. Depois Selecione o tipo de campanha, no exemplo foi escolhido a opção Regular ol’Campaign que envia um HTML e uma versão simplificada em texto para que as pessoas que não veem HTML possam ter acesso ao texto.
5˚ Passo: para qual lista?
Selecione a lista que você deseja enviar o e-mail e o segmento. Se não quiser excluir ninguém da lista selecione Send to entire list.
6˚ Passo: nomes e assuntos
Configure sua campanha inserindo o nome e o assunto e clique em next para ir para o próximo passo
7˚ Passo: hora de selecionar o template
Escolha um modelo, no exemplo foi escolhido Simple Text , para inserir uma imagem, aqui também é possível configurar templates próprios e salvar, criando um novo padrão com as premissas que fizer mais sentido para a sua campanha.
8˚ Passo: escolhendo o tipo de conteúdo
Delete o conteúdo existente e clique no botão Image para fazer o upload de uma nova imagem. Na tela das imagens você pode arrastar o arquivo ou fazer o upload no botão.
9˚ Passo: a imagem
Depois de inserida imagem selecione-a.
10˚ Passo: Seu e-mail está pronto! \o/
Clique em Next e se prepare para disparar. Se quiser, vá em Preview and test e veja como o material ficará quando for aberto pela pessoa que receber.
Agora você deve disparar seu e-mail e verificar os resultados.
Tutorial Mailchimp: depois do disparo
Os resultados irão te ensinar a usar a ferramenta de e-mail, afinal de contas, aquelas possibilidades que comentei anteriormente, como a dos testes A/B, estão aí para ser usadas.
Veja a taxa de abertura e de cliques, pense em modificações e comece a fazer testes. Por exemplo: será que seus inscritos estão mais propensos a clicar em links em imagens ou em texto? Qual é o call to action necessário para conquistar o clique de seu leitor, um botão de ver mais ou de clique aqui?
Veja abaixo um exemplo. Os testes A/B modificam um elemento e verificam qual variação tem melhor desempenho.
Você pode, inclusive, enviar um e-mail mais específico para aqueles que abrirem seu e-mail. As pessoas que já abriram seu e-mail terão mais chances de abrir uma campanha ainda mais específica sobre o tema e se envolverão muito mais com sua marca.
Para isso, é necessário separar um segmento de usuários que clicaram em sua campanha-alvo. O Mailchimp permite essa seleção logo na tela de escolha de listas.
E se você fizer um teste A/B com o e-mail específico para usuários que clicaram em sua campanha, será possível verificar qual é o tipo de mailling que melhor performa para este público em específico.
Como fazer?
Teste A/B no Mailchimp: como usar
Ao clicar no botão para criar uma campanha, as opções abaixo aparecerão. Escolha A/B testing campaign.
Depois, será necessário escolher a lista que será testada. A seleção da lista, conforme a figura abaixo, é igual a escolha feita para envio de uma campanha comum. Após selecionar a lista testada, será necessário escolher o que exatamente você pretende testar. Suas opções são:
- Assunto do e-mail;
- Nome do remetente;
- Conteúdo do e-mail;
- E hora do envio.
Para todas as opções você poderá selecionar qual porcentagem de sua lista será testada, unicamente no último tipo de teste que não haverá escolha, já que toda a lista será automaticamente selecionada para os dois horários diferentes.
A tela seguinte lhe dará as opções antes da edição do conteúdo do e-mail. Se você escolheu testar o assunto do e-mail, então é agora que deverá colocar os dois diferentes subjects. Foi essa nossa escolha, veja abaixo: Caso você tenha escolhido modificar o conteúdo, agora aparecerá para você escolher o que deseja editar e, logo em seguida, ela aparecerá novamente, para que você possa modificar a parte que deseja testar. A figura abaixo mostra:
Caso contrário, sua tela será igual a das campanhas comuns e bastará escolher o template que quiser para seu e-mail.
Depois de escolhido o template, alterado seu conteúdo que deseja testar e nomeado sua campanha, agora só será necessário dar send em sua campanha e esperar para analisar os resultados.
Terminado! Teste A/B feito!
E aí, tem mais alguma dúvida sobre o e-mail marketing do Mailchimp? Se sim, entre em contato e nós lhe responderemos.
Por Anna Halasz