1. Conceito
Dados são gerados a todo instante e já é de conhecimento das empresas que esses dados organizados de maneira visual auxiliam as empresas na tomada de decisões.
O Dashboard é desenvolvido com o intuito de facilitar a visualização de dados, por ser um painel de rápido acesso, seu principal objetivo é a visualização do conjunto de dados analisado em um determinado momento.
Pode ser atualizado automaticamente na periodicidade disponibilizada pela fonte de dado, podendo inclusive, ser minuto a minuto caso a fonte permita. Por sua característica de automatizar o processo de coleta e apresentação de dados, tem como uma vantagem expressiva a diminuição de tempo necessário para visualizar as informações e pode evitar erros humanos e até manipulações fraudulentas.
Sendo um otimizador de processo, com atualizações que podem ocorrer em tempo real, ele processa informações em “aspectos” determinados, o que facilita a tomada de decisão rapidamente.
Só beleza não é o objetivo do dashboard, mas é necessário que seja visualmente agradável, com gráficos e cores que tenham relação com o que deseja ser avaliado. Seu principal objetivo é a comunicação e para isso é necessário que os dados apresentados sejam de qualidade e relevantes, tendo um design simples e com facilidade de acesso e compreensão.
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2. Principais benefícios do dashboard:
Além de ver os dados de forma mais organizada, e com isso ter um ganho de tempo, o que para muitas empresas significa dinheiro e agilidade nas tomadas de decisões. Ter um dashboard onde os colaboradores tenham acesso, auxilia na inclusão de diferentes setores de uma empresa, informando e direcionando todos para o mesmo objetivo. Com isso, problemas e prejuízos tendem a diminuir, visto que é possível acompanhar as movimentações e ganhar agilidade na tomada de decisão.
3. Passo a passo para criação de um dashboard:
É necessário definir alguns aspectos antes, durante e depois da criação do dashboard, confira o passo a passo:
Antes:
- Determine se o dashboard será operacional, tático ou estratégico;
- Defina a origem dos dados coletados;
- Escolha os indicadores relevantes, sem excesso de informações;
- Defina a granularidade do dado (ex: dia, hora, mês)
- Defina os filtros que poderão ser aplicados;
- Defina o permissionamento (quem poderá ter acesso a quais informações).
Durante:
- Escolha a ferramenta de acordo com o mapeamento dos dados;
- Garanta que os dados estejam sendo extraídos da forma que foi planejada;
- Confira se a metodologia está correta e a usabilidade de acordo;
- Estruture a programação técnica;
- Escolha os gráficos adequado, poucas cores e efeitos com harmonia visual;
Depois:
- Crie a cultura de uso de dados para os demais colaboradores;
- Libere os acessos de acordo com as permissões;
- Analise os dados extraídos;
- Fomente discussões e obtenha conclusões;
- Use o dashboard.
4. Algumas ferramentas para construção de um dashboard:
- Google Data Studio
- Klipfolio
- Power BI
- Tableau
Agora você entendeu mais sobre dashboards, mas se ainda precisa de uma ajuda profissional, clique aqui e entre em contato com a A² Business Intelligence.
Por Jhiule Gomes