No universo do marketing, siglas e abreviações são como um idioma próprio, muitas vezes deixando até mesmo os profissionais mais experientes confusos. Essas combinações de letras representam conceitos e estratégias fundamentais que moldam as campanhas e iniciativas de marketing.
Neste texto, vamos desvendar o significado por trás das principais siglas do marketing, revelando a sua importância e aplicação no mundo dinâmico e em constante evolução dessa área tão crucial para o sucesso empresarial.
Quais são as principais siglas do marketing?
Vamos começar pelas siglas mais genéricas, mas muito faladas em marketing digital, as letras são faladas e ouvidas no dia a dia de quem trabalha com marketing, mas muitas vezes causam dúvidas ou ruídos de comunicação.
Principais siglas do marketing digital:
API – (Application Programming Interface) – É a forma, via programação, de compartilhar dados entre plataformas diferentes.
ROI (return on Investment) – Esta sigla é usada para falar sobre o retorno sobre o investimento realizado em campanhas de marketing. Para calcular deve-se subtrair o custo da campanha da receita gerada e depois dividir o total pelo custo, no final se multiplica o resultado por 100 e chega-se a um índice.
SEM (Search Engine Marketing): É a técnica de marketing digital, na vertente paga, que tem como objetivo destacar um site nas páginas de buscadores, principalmente o Google.
SEO (Search Engine Optimization) – É o conjunto de técnicas de marketing digital e programação visando destacar um site nos buscadores, para posicionar páginas em posições privilegiadas de forma orgânica, ou seja, não paga.
SERP (Search Engine Results Page) – significa “Página de Resultados do Motor de Busca”. Essa página é o que os usuários veem após realizar uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. Ela exibe uma lista de links para páginas da web que são consideradas relevantes.
B2B (Business to Business) – É o termo usado para falar sobre a relação comercial de empresas para empresas, ou seja, representa empresas que vendem para outras empresas.
B2C (Business to Consumer) – É o termo usado para falar sobre a relação comercial de empresa para pessoas, ou seja, representa empresas que vendem para pessoas físicas.
CRM (Customer Relationship management) – Termo usado para falar sobre técnicas e estratégias de marketing para se relacionar melhor com clientes, também por estar atrelado a softwares que automatizam e facilitam o processo de relacionamento.
KPI (Key Performance Indicators) – É a sigla usada para falar sobre os indicadores-chave para acompanhar uma ação de marketing.
CTA (Call to Action) – É a chamada usada usada para atrair o consumidor a tomar alguma ação, por exemplo, clique aqui, inscreva-se, faça o download.
A língua do C no marketing digital:
Muitos siglas que iniciam com C em marketing estão relacionadas a Custo, vamos ver as principais:
CPC (Custo por clique) – é o custo unitário por cada clique recebido num anúncio ou seja toda vez que alguém interage clicando em um link do anúncio isso gera um custo. É uma métrica bem comum em campanhas de link patrocinado, mas pode ser calculado para outras formas de compra de publicidade online.
CPL (custo por lead) – É a sigla para a métrica que calcula o valor gasto com marketing para conquista do lead.
CPV (custo por venda) – É a siglas para a métrica que calcula o valor gasto com marketing para a conquista da venda.
CPM (custo por mil) – É a sigla para a métrica que calcula o custo por mil impressões, muito usado em campanha de publicidade online.
CAC (Custo de Aquisição por Cliente) – Valor calculado do custo das ações de marketing para conquistar um cliente. É somado todo o valor investido e dividido pelo número total de clientes conquistados dentro de um período de tempo ou de uma campanha.
CTR (click through rate) – É a taxa de clique que um anúncio, e-mail marketing ou ativação online recebe. O CTR é calculado pelo número de cliques dividido pelo número de visualizações/impressões.
Termos mais usados em marketing:
Além das siglas também encontramos diversos termos em português e inglês quando estamos falando de marketing, sendo os principais:
Alcance – Número de pessoas que foram impactados por um post ou campanha.
Teste A/B – Teste que consiste em alterar um elemento de um página e mostrar para um público similar apenas 1 das versões, para entender qual obtém melhores resultados. Um exemplo, mudar a cor do botão de compra e aferir se comparado ao botão original ele tem mais conversões.
Responsivo – Sites ou conteúdos produzidos que se adaptam a diferentes formatos de tela, do notebook ao smartphone.
Remarketing – Estratégia que se popularizou na última década, cujo objetivo é identificar as pessoas que demonstram interesse num site, página, serviço ou produto e servir mensagem personalizada por compra de espaço publicitário ou e-mail marketing.
Lead Scoring – é o método de pontuação para classificar a maturidade e capacidade de conversão de um lead, visando diminuir o tempo gasto para entender a necessidade do consumidor.
e-book – É o formato de livro eletrônico muito usado com uma isca digital, para captação de leads interessados em determinado assunto.
Growth hacker – É o profissional que trabalha as técnicas de Growth hacking para fazer ativações e ganhar escala nas ações de marketing e conquista de mercado.
Long tail (cauda longa) – É o termo usado no marketing para designar palavras-chave com volume de busca mais baixo, mas que quando aliado a uma estratégia de conquista de palavras-chave de cauda longa, podem gerar um ganho incremental nos resultados.
Nutrição de leads – É o termo usado para explicar o processo de alimentar e acompanhar o lead até que este esteja realmente em momento de conversão ou compra.
Funil de conversão – Representação gráfica das etapas até o visitante converter em alguma ação, demonstrando os estágios necessários desde a primeira comunicação até o objetivo.
Automação de marketing – É a técnica de automatizar ações de marketing, para melhorar a comunicação com prospects e clientes, por exemplo, com a criação de réguas de comunicação para disparo de e-mail marketing.
Engajamento – É o termo usado para falar da participação de pessoas com o material ou campanha criado, este termo é muito comum quando fala-se em redes sociais, atrelado a métricas como comentários, reações, curtidas e compartilhamentos.
Inbound marketing – Termo usado para definir o marketing que visa atrair por conteúdo o interessado, para que este então entre em contato pedindo informações ou demonstrando intenção de compra.
Landing page – É a página de destino criada para uma campanha, pode ter como finalidade divulgação de algo ou conversão para vendas ou leads.
Lead – É o termo usado para designar uma pessoa que demonstrou interesse em determinado produto ou serviço.
Link patrocinado – É o formato publicitário usado comumente por buscadores e afiliados, que permite que se crie campanhas relacionadas às pesquisas realizadas pelos internautas.
Mobile Friendy – Sites e aplicativos que tem conteúdo pensado para a navegação por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Opt-in – É quando o visitante declara que concorda em receber comunicação personalizada, geralmente por e-mail marketing.
Palavra-chave – Termo usado para buscar na internet, popularizado pela compra de espaço publicitário pelo Google Adwords, atualmente Google Ads.
Pageview – Números de visualizações de página de um site, página ou similar.
Domínio – Endereço principal de um site, geralmente caracterizado com www na frente.
Sentiu falta de algum termo ou sigla usado em marketing ou ficou com alguma dúvida, nos mande uma mensagem.