Google Tag Assistant

O tagueamento correto de um site é algo fundamental para a análise e cumprimento dos objetivos de uma marca, podemos considerá-lo o alicerce no qual toda a mensuração é construída e é exatamente neste ponto que o Google Tag Assistant pode ajudar.

Mas, como podemos saber se as tags inseridas estão corretas sem recorrermos ao entendimento de códigos ou ferramentas de checking mais elaboradas?

Recorrendo ao Google Tag Assistant.

Quer instalar no seu Chrome o Google Tag Assistant, clique aqui.

O que é Google Tag Assistant?

Google Tag Assistant
Google Tag Assistant

O Google desenvolveu uma extensão para seu navegador (Chrome) que pode nos auxiliar nessa tarefa, o Google Tag Assistant.

O Google Tag Assistant só valida a implementação dos produtos do próprio Google, mas já é um grande passo na validação desse alicerce de mensuração e atingimento de objetivos.

A extensão do Google Tag Assistant funciona automaticamente depois de instalada e em qualquer página que o usuário navegar. Ela valida as implementações procurando os scripts do Google. Os produtos que hoje podem ser validados com ela são os scripts de:

  • Google Analytics;
  • Tag de conversão e remarketing do AdWords;
  • Floodlight do Doubleclick;
  • Google Tag Manager (GTM).

Como o Google Tag Assistant funciona?

O resultado da análise feita pelo Google Tag Assistant é dado para o usuário rapidamente por um código de cores no ícone.

1) Ele pode estar cinza, o que significa que as tags que ele consegue avaliar não foram encontradas;

2) Verde, indicando que as tags presentes estão bem implementadas;

3) Azul, sugerindo que podem ser feitas melhorias na implementação mas que os dados estão sendo coletados;

4) Amarelo, advertindo sobre pequenos erros de implementação que provavelmente não causarão a pausa na entrada de dados mas podem dar um viés a eles;

5) Vermelho, que indica erros críticos de implementação.

Além disso, se aplicarmos a implementação correta, em vista de alcance de resultados como ferramentas como o Google Analytics, é possível se aprofundar e olhar um pouco mais de detalhes sobre as tags quando clicamos no botão do Tag Assistant.

Na janela que se abrirá, é possível encontrar o número de tags e erros encontrados na tags, uma lista delas com alguns detalhes (como UA do GA e página que está ‘trackeando’), e um link de mais informações para cada uma que não está funcionando perfeitamente.

Assim, para você que quer começar a olhar para os alicerces da mensuração e se certificar que a construção está sendo feita em um ambiente sólido, o Google Tag Assistant é uma boa ferramenta.

Veja abaixo, o vídeo do próprio Google explicando sua Google Tag Assistant.

GTM e Google Analytics

O Google Analytics (GA), que pode ser inspecionado pelo Google Tag Assistant, é uma das mais utilizadas ferramentas de monitoramento para sites.

Google Analytics e Google Assistant

Quando corretamente implementado, é gerado dados importantes para tomadas de decisão em campanhas de links patrocinados, SEO, e-mail marketing e até mesmo UX. Sendo assim, é função do GA auxiliar na melhoria geral do site analisado, transformando dados em decisões qualificadas.

É possível, por exemplo, entender qual página de seu site tem maior entrada de usuários e qual tem maior saída, para encontrar estratégias de melhoria para evitar a saída dos usuários. Você também poderá ver uma média de tempo de navegação página a página e, com resultados detalhados, ver qual dia seu tráfego para uma página específica aumenta ou diminui. Para saber mais sobre o Google Analytics, clique aqui.

Por sua vez, a GTM é a ferramenta de integração e gestão de diferentes tags que seu site utilizará. É com a Google Tag Manager que você gerenciará as tags de remarketing do Facebook, Twitter, as tags de acompanhamento do Adwords, Google Analytics, entre tantas outras.

Ao implementar corretamente a GTM, você poderá fazer a maioria das modificações necessárias em seu site sem entrar no código-fonte, pelo próprio painel da ferramenta. Para saber mais sobre a Google Tag Manager, clique aqui

Quer ajudar para verificar as tags do seu site, fale com a gente 😉

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.