Veja aqui como o Google Tag Manager pode te ajudar a ser independente

O que é o google tag manager

Em 2012, o Google Tag Manager veio com uma proposta inovadora para os profissionais de marketing. Agora, com a comunicação online, medir resultados e aproveitar oportunidades ficou mais simples. Cada dado coletado é uma janela de oportunidade.

Para garantir uma mensuração confiável, é crucial assegurar a correta implementação das ferramentas de acompanhamento. É nesse ponto que o Google Tag Manager se destaca, facilitando esse processo e tornando possível a análise precisa das métricas que impulsionam os negócios e direcionam a comunicação.

Nesse texto iremos explorar um pouco sobre o mundo dos Tag Managers e conhecer melhor o tão aclamado Google Tag Manager, vem com a gente!

O que são tag’s?

Uma tag, no contexto de mensuração digital, é um pequeno trecho de código que também é inserido em um site ou aplicativo, mas com um propósito mais amplo em comparação com um pixel. Tags são geralmente usadas para viabilizar o uso de plataformas mais robustas , como serviços de análise da web, chatbots, ferramentas de pesquisa e muito mais.

Elas são fundamentais na mensuração de acessos, cliques, downloads, tráfego, heatmaps, entre outras formas de monitoramento digital. Você deve inseri-las em todas as páginas que deseja monitorar.

E um Tag Manager, o que é?

Tag managers são como assistentes organizadores para sites, trabalhando nos bastidores para simplificar a implementação e gerenciamento de várias tags de rastreamento e análise. Em vez de mexer manualmente no código do site toda vez que você precisa adicionar ou modificar uma tag, um tag manager centraliza tudo em uma interface amigável, onde você pode facilmente adicionar, editar ou remover tags com alguns cliques. Eles facilitam a vida dos profissionais de marketing e desenvolvedores, permitindo que acompanhem o desempenho do site e obtenham insights valiosos sobre os visitantes, sem ter que mergulhar na complexidade do código do site a cada mudança.

Com a implementação de um tag manager, a interação do departamento de marketing com o BI será drasticamente reduzida. Embora ainda exista, não haverá mais dependência para qualquer alteração nos códigos de acompanhamento, pois o Tag Manager assumirá essa responsabilidade.

Como escolher o seu Tag Manager?

Como escolher seu Tag Manager?

Os tag managers ganharam maior notoriedade com o lançamento do Google Tag Manager (GTM), e com isso muitas outras ferramentas e desenvolvedores criaram os seus gerenciadores ou tiveram a oportunidade de apresentar para o mercado o que já haviam desenvolvido.

Não melhor opção, deve sempre ser feito um estudo do ambiente de implementação para checar compatibilidade com o gestor escolhido e das tags a serem implementadas para ter o melhor alinhamento com o tag manager, possibilitando uma inserção mais tranquila e rápida.

Por exemplo, se a implementação for majoritariamente de ferramentas da suíte Adobe o sugerido será o Adobe Tag Manager, no entanto se a implementação for majoritariamente de ferramentas Google o indicado é o Google Tag Manager (GTM).

E o Google Tag Manager, para que serve?

O Google Tag Manager é a ferramenta de gerenciamento de tags do próprio Google. É uma ferramenta gratuita e deve seriado no site da tag manager.

Com ela, fica fácil gerenciar as tags de remarketing do Facebook, Twitter, as tags de acompanhamento do Google Ads, Google Analytics, entre tantas outras ferramentas.

Depois de cadastrado, você terá que criar contêiners para cada site diferente que deseja inserir a tag. Depois disso, poderá selecionar se todo o site deve conter o acompanhamento específico escolhido, poderá escolher somente um conjunto específico de páginas. Enfim, terá mais independência em relação ao monitoramento de seu site.

Razões para implementar o Google Tag Manager

Razões para implementar o Google Tag Manager

1) Faça seu site ficar pronto para o futuro: tenha certeza, as próximas modificações que você precisar fazer em suas ferramentas de monitoramento serão muito simples, sem necessidade de gastar tempo entre a necessidade da modificação encontrada pelo marketing e a execução desta modificação pelo BI.

2) Rapidez: como dito anteriormente, o tempo de espera até ver como cada modificação se comporta é diminuído drasticamente, já que a execução parte do próprio departamento que identificou a necessidade de modificação da tag.

3) Flexibilidade: O tag manager faz de você mais independente e também libera os desenvolvedores de ter que modificar o site a cada detalhe. Assim, eles poderão se concentrar em suas atividades específicas.

4) Opções de debug: testar a ferramenta antes de publicar seu código é importantíssimo, o GTM tem opções de debug, de maneira que você pode ver como cada alteração que você faz se comporta antes de publicá-la definitivamente.

5) Arquivamento de versões: toda vez que você atualiza seu Google Tag Manager, a ferramenta  cria uma versão que armazena a configuração anterior, o que é ótimo para organizar as modificações da tag e resolver problemas após a publicação da tag.

6) Tags pré-prontas: a Google Tag Manager já tem armazenado tags para o Google Analytics , tag de conversão do Google Ads, remarketing, entre outras tags que abaixo iremos lhe mostrar. Isso facilita o trabalho de qualquer um que não sabia programar mas precisa lidar com marketing digital.

7) Se você deseja monitorar separadamente uma só URL, com o GTM fica mais fácil: ao invés de colocar a tag na página específica, basta você selecionar no painel do contêiner.

8) Permissões: você poderá selecionar quem edita, publica ou atualiza sua GTM.

Vou precisa de algum auxilio com a GTM?

O auxílio de um especialista é importante para implementar e auditar o Google Tag Manager, já que é necessário configurar a ferramenta no código do site, inserindo uma camada de dados e o trecho básico da ferramenta. Além disso, existem ferramentas que requerem a implementação de parte de sua tag diretamente no site, para além da configuração na GTM.

Por essa razão, otimize suas estratégias de rastreamento e análise de dados com a implementação do Google Tag Manager (GTM) com a A² BI. Simplifique o gerenciamento de tags, reduza a dependência de recursos técnicos e libere todo o potencial dos seus dados. Faça já a transição para uma abordagem mais eficiente e eficaz com o GTM junto à A² BI e impulsione o crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais e dar o próximo passo rumo ao sucesso digital.

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