Código de Margaret Hamilton, que levou humanos à lua, está disponível online

Em 20 de julho de 1969, Louis Armstrong deu o primeiro passo de um humano na lua. Um feito grandioso que precisou da ajuda da programadora Margaret Hamilton, menos conhecida que o astronauta, porém tão importante quanto. O código que ela produziu à NASA para controle da Apollo 11 está disponível online para consultas.

Margaret Hamilton escreveu pilhas de códigos, passou noites em claro para conseguir dar coesão e eficiência às rotinas da Apollo 11, já que, na década de 60, a linguagem de montagem utilizada para este fim era a Assembly, de correspondência 1 para 1 com a linguagem da máquina que posteriormente a montaria.

Os voos da missão Apollo 11 aconteceram com um computador que armazenava por volta de 12 mil palavras em memória permanente e 1024 palavras em memória temporária, algo ínfimo perto do padrão atual de computadores. A eficiência do código de Margaret foi inclusive colocada à prova na aterrissagem, quando a nave começou a emitir mensagens de erro advindas de sinais elétricos captados pelo radar, que não tinha relevância no momento do pouso.

Com esse excesso de dados causado pelo radar, o computador sobrecarregou e foi impedido de processar as atividades de pouso.

Hamilton antecipou esta possibilidade e criou um código específico para o sistema operacional da Apollo 11 suportar a sobrecarga que, até o momento, deixara os tripulantes preocupados. Com a rotina inserida pela engenheira, o sistema da máquina entendeu que não conseguiria fazer o pouso ao mesmo tempo em que mantinha o processamento de dados do radar, sendo assim, ignorou as atividades desnecessárias e concentrou seus esforços para a atividade principal: pousar na lua.

Conceito de Software

Margaret Hamilton Apollo 11
Margaret Hamilton Apollo 11

Foi seu trabalho que deu consistência para o conceito de software que é utilizado atualmente, numa época em que hardware era o foco das atenções em tecnologia, e foi Hamilton a primeira pessoa a ter o título de “engenheira de software”.

Hoje, Margaret Hamilton é CEO da Hamilton Technologies, companhia de software fundada em 1986 com objetivo de fornecer tecnologia moderna e inovadora.

O código para o módulo lunar e de comando produzido pela engenheira pode ser visto no Github, clicando aqui.

Gostaria de saber mais sobre os serviços da A²BI? Conheça mais, clique aqui

 Por Wellington Carrion

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.