Como achar palavras-chave dentro do Google Analytics?

A muito tempo atrás o Google Analytics mostrava todos os tipos de palavras-chave, tanto de tráfego orgânico como por tráfego pago, porém por questões de privacidade o Google passou a limitar este tipo de informação. Mas, afinal que tipo de palavra-chave consigo ver no Google Analytics?

Como localizar palavras-chave no Google Analytics?

O primeiro passo para identificar palavras-chave no Google Analytics é definir de onde vem estes termos. Se eles forem provenientes do Google Ads, antigo Google Adwords, você precisará vincular a sua conta de Google Ads que está rodando a campanha com a conta de Google Analytics que irá receber esta informação. A partir desta ligação as ferramentas estarão conectadas e automaticamente o Google Ads passará os dados de campanha para dentro do Google Analytics.

Como consultar os dados de palavras-chave do Google Ads no Google Analytics?

Com as contas vinculadas, basta você abrir o seu Google Analytics e ir na opção Aquisição, aparecerá a opção Google Ads e por final basta clicar em Palavras-chave. Além das palavras-chave, você verá uma série de métricas e podendo escolher a visão para olhar as campanhas. Outra opção bem legal é ver as Consultas de Pesquisa, pois elas mostram exatamente o termo que acionou o seu anúncio, extrapolando a visão de palavra-chave e servindo de insumo para outras campanhas, para produção de conteúdo e para entendimento do seu público.

Para localizar as palavras-chave dentro do Google Analytics vá na aba Aquisição

Dentro da aba Google Ads é possível localizar a opção Palavras-chave

Dentro da aba Google Ads é possível localizar a opção Consultas de Pesquisa

Agora vamos entender como olhar palavras-chave de origem orgânica.

Como consultar os dados de palavras-chave do Google Search Console no Google Analytics?

Assim como no caso do Google Ads, para você ver dados de Google Search Console, vulgo busca orgânica, dentro do seu Google Analytics você precisa vincular as contas. Com as contas vinculadas, os dados do Google Search Console irão aparecer dentro da opção Aquisição, no Item Search Console. Porém, diferente do Google Ads que correlaciona dados de mídia com os dados de navegação do Google Analytics, na aba Search Console você verá apenas as métricas relacionadas a busca, isso acontece por política de privacidade do Google. Mas, mesmo assim é muito interessante e pode gerar insights para sua empresa, principalmente para geração de conteúdo. Dê uma boa analisada no item Consultas, que mostrará com quais termos o seu site está aparecendo no Google.

Está com dificuldade para configurar o Google Analytics ou entender seus números? Nós podemos ajudar! Nossa equipe de especialistas está pronta para esclarecer suas dúvidas e otimizar o uso dessa poderosa ferramenta. Clique no botão abaixo e vamos conversar!

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.