Como conectar os seus dados no Looker Studio?

Como conectar os seus dados no Looker Studio

Recentemente o Google Data Studio foi renomeado para  Looker Studio, sendo uma das principais ferramentas de visualização de dados, o Looker Studio pode transformar seus dados em relatórios e painéis, mas como conectar os seus dados no Looker Studio? É isso que vamos ensinar neste artigo, acompanhe:

Antes de começar, caso você queira entender um pouco mais da novidade que fez o Google Data Studio se tornar Looker Studio, leia nosso conteúdo que conta um pouco mais sobre essa mudança.  

O Google Data Studio agora é Looker Studio 

Vamos refrescar sua memória com a definição do Looker Studio:

O Looker Studio é uma ferramenta do Google que transforma seus dados em relatórios e painéis totalmente personalizáveis, fáceis de ler e de compartilhar.

Dentro dos seus relatórios, você pode incluir diferentes tipos de gráficos, tabelas dinâmicas, adicionar diferentes filtros para melhor visualização dos dados nos painéis, inserir imagens e textos, além de personalizar os seus projetos com diferentes temas e cores.  

Como conectar os seus dados no Looker Studio? 

Com a ferramenta, você consegue realizar conexões de fonte de dados de forma rápida e simples, para alguns conectores não é necessário o uso de programação ou possuir nível técnico de conhecimento. 

Você pode se conectar a vários conjuntos de dados, como: 

  • Bancos de dados, incluindo BigQuery, MySQL e PostgreSQL;
  • Produtos do Google Marketing Platform, incluindo Google Ads, Analytics, Display & Video 360 e Search Ads 360;
  • Produtos de consumo do Google, como o editor Planilhas, o YouTube e o Search Console;
  • Arquivos simples com o upload de arquivos CSV e o Google Cloud Storage;
  • Plataformas de mídias sociais, como Facebook, Reddit e Twitter;
  • Dados de qualquer combinação de fontes relacionadas.

É importante saber que dentro do Looker Studio você pode incluir uma fonte de dados atual ou criar e adicionar uma nova. É possível adicionar mais dados ao seu relatório a qualquer momento. 

Quais são os conectores disponíveis no Looker Studio? 

Para conectar os seus dados no Looker Studio, você precisa saber quais são as principais fontes de dados da sua organização. O Looker Studio utiliza conectores para transportar os dados das suas principais fontes e transformá-los em visualizações personalizadas. 

O Looker disponibiliza mais de 700 conectores para que você possa acessar os seus dados. Os principais são: as Planilhas Google, o Google Ads, o Google Analytics, entre outros produtos do Google Marketing Platform. 

Conectores-looker-studio

Vamos ao passo a passo para conectar seus dados no Looker Studio

1º Passo: Acesse https://datastudio.google.com/ e faça o seu login. 

2º Passo: Ao acessar a página inicial você irá clicar em “Relatório em branco”

passo 2 - interface

3º Passo: Agora você deverá escolher qual conector deseja selecionar para transferir os seus dados para o Looker. Nesse exemplo, vamos escolher Planilhas, do Google. 

passo 3 - escolher o seu conector

4º Passo: Você irá visualizar a lista de todas as planilhas que possui e a partir disso, escolherá a planilha desejada. Confirme as informações e crie o relatório. 

5º Passo: Pronto, agora você terá seus dados para personalizá-los o quanto quiser. Após a visualização da sua planilha no Looker Studio, você pode adicionar ou remover dimensões e métricas, adicionar campos personalizados, criar gráficos, entre outras funcionalidades. 

passo5-visualizar painel
passo 5 - gráficos

Passo 6: Não se esqueça de compartilhar o relatório com o seu time. Vá na opção “Compartilhar” e escolha a opção que desejar. 

passo 6-compartilhar

Viu como é simples conectar os seus dados no novo Looker Studio? No entanto, possuir um painel de dados configurado e útil não é uma tarefa simples. Para criação de um dashboard no Looker Studio é preciso muito mais do que só conectar os seus dados, é preciso entender de dados, de estrutura de tabelas, de design para dados, de conectar e dimensões e métricas, etc. 

Por isso, é indispensável contar com o apoio de especialistas para te auxiliar nesse processo. Nós somos parceiros certificados do Google Analytics e já utilizamos o Looker Studio para desenvolver os nossos serviços de criação de projetos de Dashboards, auditorias, entre outros. Podemos te ajudar, entre em contato conosco e marque uma conversa ????

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.