Para você que roda campanhas além do universo Google, como por exemplo campanhas no Facebook, disparo de e-mail, etc. e ainda não sabia que dava para fazer importação de dados no Google Analytics e assim analisar o custo de campanha de outros veículos para comparar o desempenho da sua publicidade de forma fácil, então este é o artigo certo para você!
Com esta funcionalidade você pode usar o Google Analytics para ver como está o ROI (retorno de investimento) das suas campanhas e comparar os resultados de investimentos em marketing online.
Se sua conta no Google Ads está vinculada ao Google Analytics, você já deve usar a análise de custo para verificar os resultados das suas campanhas.
O que você aprenderá sobre importação do Google Analytics neste artigo:
- Como importar dados de custo de campanha no Google Analytics
- A importância da parametrização para importação de dados no Google Analytics
- Como criar um conjunto de dados no Google Analytics
- Como configurar um conjunto de dados no Google Analytics
- Como adequar os arquivos CSVs de veículos dentro do Google Analytics
- Como fazer o upload de arquivo de dados de custo no Google Analytics
- Onde localizar os dados importados nos relatórios do Google Analytics
Como a importação de dados de custo de campanha funciona no Google Analytics?
Com a importação de dados no Google Analytics você consegue comparar resultados de campanhas em diversos veículos e meios e para conseguir isso é necessário prestar atenção em alguns pontos.
Basicamente, você irá fazer um upload dos dados de campanhas externas ao Google e para que funcione corretamente é preciso ter atenção a mecânica de funcionamento da solução.
Porque o Google Analytics irá combinar os dados de custo com as informações de receita e conversão e calcular o ROAS (retorno do investimento em publicidade) e o RPC (receita por clique) de cada campanha, mecanismo de busca ou campanha de e-mail marketing, mas para fazer esta comparação os dados devem estar em conformidade com a regra da importação de dados do Google Analytics. Fazendo tudo certo você poderá, por exemplo, ver dentro do GA o desempenho de todas as iniciativas de publicidade e divulgação online.
Importância da parametrização de mídia para importação de dados no Google Analytics
A principal chave para realizar a análise de ROI das campanhas pelo Google Analytics é organizar os parâmetros de acompanhamento de campanha, inserindo-os em todas as URLs de destino que forem usadas na campanha, com este item feito é possível cruzar os dados de custo destas fontes externas com os dados que o próprio Google Analytics atrela à sessão. Feita esta parametrização e adicionada nos veículos externos ao Google, o próximo passo é configurar o próprio GA.
Criando conjunto de dados no Google Analytics
Para que você possa fazer o upload é preciso criar um conjunto de dados, e para isso você precisa atribuí-lo a uma vista de propriedade do GA.
E também é necessário criar o chamado esquema de dados, no caso de campanha o mais comum é usar: mídia, origem, cliques, impressões e custo. Com este esquema definido, chegou a hora de configurar o Google Analytics.
Configurando o conjunto de dados no Google Analytics
- Acesse a área de Administrador do Google Analytics
- Vá até o nível Propriedade do Google Analytics e escolha Importação de dados. Para criar o novo conjunto de dados você deve ser o administrador total da conta
- Clique em Novo Conjunto de Dados (criar)
- Escolha o tipo de dados que deseja extrair do Google Analytics e clique em continue
- Para dados referentes a reembolso de E-commerce, utilize a opção – Refund Data.
- Para dados referentes ao usuário como: segmento de cliente, valor da vida útil ou mês de renovação do contrato, utilize a opção User Data.
- Em relação a dados sobre a campanha como: como fonte, meio (veículo), conteúdo, caminho ou dados de campanha personalizados utilize a opção: Campaign Data.
- Para informações geográficas como cidades e países, utilize a opção Geography Data.
- Informações sobre conteúdo referentes a autor ou categoria, utilize a opção Content Data.
- Dados de produto referentes a marca, categoria, variáveis ou dados personalizados de produto, utilize a opção Product Data.
- Para personalizar seus dados, utilize a opção Custom Data.
- Dê um nome ao Conjunto de Dados escolhido
- Após definir um nome, escolha a vista do Google Analytics que será utilizada
- Use o esquema de dados definido anteriormente e inclua as dimensões e métricas (para saber o que são dimensões e métricas leia nosso artigo).
- Clique em Salvar
- Clique em Ver Esquema e copie do conjunto de dados criado (você irá usar esta cópia na próxima etapa)
Fazer download dos dados dos veículos para fazer upload no Google Analytics
Faça o download dos dados registrados na origem/veículo da campanha em formato CSV, este formato é bem comum para as soluções que exportam dados e é através deste arquivo que você poderá fazer upload no Google Analytics.
Exemplo de dados exportados:
Embora o arquivo já esteja em CSV, ainda é necessário adequá-lo para fazer upload. Assim, é necessário prestar atenção as informações deste arquivo CSV, no caso os cabeçalhos das colunas que foram fornecidos pelo veículo não correspondem aos nomes que serão reconhecidos pelo Google Analytics, as dimensões de Origem e Mídia não foram incluídas e o formato de data não está no estilo solicitado pelo GA que é AAAAMMDD. Portanto, é necessário modificar o arquivo antes de usá-lo.
Adequando o CSV para fazer upload no Google Analytics
O formato CSV pode ser editado no Excel e vários outros programas, assim escolha o programa de sua preferência e abra o arquivo da campanha extraído do veículo. Abaixo colocamos um exemplo de planilha editada:
Feito isso basta salvar o arquivo, para usá-lo.
Como fazer o upload de arquivo no Google Analytics
Agora que você já tem o arquivo CSV padrão Google Analytics.
- Volte ao Google Analytics e vá na área do Administrador
- Escolha a Conta do Google Analytics que irá usar
- Escolha a Propriedade do Google analytics mãe do conjunto de dados que foi criado
- Clique em Importação de Dados. A tabela Conjuntos de dados será exibida
- Clique em Gerenciar Uploads do conjunto de dados que foi criado anteriormente, mas caso nao consiga acessar faça novamente
- Clique no botão Fazer o Upload do Arquivo
Se o arquivo estiver certo, o upload será feito corretamente, porém se houver algum erro o próprio Google Analytics avisará na coluna Status da tabela de uploads.
Pronto, você importou seus dados para o Google Analytics e agora já pode analisá-los.
Como analisar dados de custos que foram importados ?
Para visualizar os relatórios com dados de custo importados, basta entrar na área de relatório do Google Analytics e ir na opção Aquisição > Campanhas > Análise de Custos.
Preste atenção ao tempo necessário para agregar estes dados externos, pois os dados de upload precisam ser processados e vinculados aos dados já registrados pelo Google Analytics e por isso pode demorar até 24 horas para os dados externos importados aparecerem dentro da ferramenta.
O upload mostrado neste artigo é um processo manual, portanto, sempre que quiser adicionar um veículo ou um novo período de dados, será necessário realizar um novo upload de CSV.
Caso você precise de mais agilidade, existem formas de automatizar o processo de upload de dados de custo no Google Analytics, mas este é assunto para outro artigo 😉