Você já ouviu falar sobre serviços que te ajudam a ficar em conformidade com as leis LGPD e Privacidade de Dados? Existem serviços de consentimentos de dados que podem te ajudar nisso, vamos falar um pouco sobre como eles funcionam.
- O que é um serviço de consentimento de dados?
- Quais são os serviços de consentimento de dados?
O que é um serviço de consentimento de dados?
Já falamos por aqui sobre as Plataformas de Gestão de Consentimento, as ferramentas CMP. De modo geral, elas são ferramentas que formalizam a coleta do consentimento dos usuários que entram num site ou e-commerce, registrando o consentimento concedido e permitindo gerir tais dados, inclusive para viabilizar a retirada do dado, caso o usuário solicite à empresa esta exclusão do dado.
Com a chegada da LGPD há poucos anos atrás, essas ferramentas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de tecnologia, afinal, é clara a necessidade de um serviço de consentimento de dados presentes nos sites e aplicativos, pois não estar em conformidade pode causar multas caríssimas para a sua empresa, quer saber quais riscos você pode estar correndo por não estar em conformidade de dados? Nos envie uma mensagem agora mesmo 🙂
Quais são os serviços de consentimento de dados?
Há algumas ferramentas no mercado que trabalham com serviços de consentimentos de dados, vamos comparar duas ferramentas e traremos seus diferenciais, preços e ao fim você pode decidir qual delas se encaixa melhor em seu negócio.
OneTrust
![Logo OneTrust](https://a2bi.com.br/wp-content/uploads/2021/11/OneTrust_Logo.jpg)
A OneTrust é uma plataforma de CMP estadunidense que traz soluções para entrar em conformidade com a LGPD, documentar os dados coletados e trazer otimizações para melhorar suas técnicas de coleta de consentimentos.
A OneTrust inclui serviços de automação, inventário e mapeamento de dados, que na realidade são funções fundamentais para ferramentas CMP. Um diferencial da OneTrust é que eles oferecem um teste grátis por um mês para que o usuário experimente o recurso.
A ferramenta não oferece os melhores índices de SEO, possuindo um carregamento um pouco mais lento do que outras ferramentas de gestão de dados. Além disso, as personalizações dos banners e pop-ups são de modelos fixos, não permitindo que o cliente aplique uma personalização mais fiel à empresa.
O preço da OneTrust após um mês grátis vai para 50€/mês no plano mais básico, o que fica em torno de aproximadamente R$310/mês. Para empresas maiores e planos mais completos, o valor mensal pode chegar até 695 €/mês (R$4.300,00/mês). Será que vale mesmo a pena?
Em resumo, a OneTrust é uma ferramenta consolidada no mercado, entretanto, sua implementação é um pouco mais complicada e com algumas limitações de adequação nos textos legais (que são inseridos nos banners)
- Desempenho: Apresenta um desempenho bom, entretanto, por ser uma ferramenta um pouco “engessada” seus índices de SEO não são muito bons.
- Personalização: A personalização é limitada aos modelos disponíveis na ferramenta, o que pode ser um ponto negativo para a empresa que deseja personalizar o banner para combinar com a marca. Mas, os modelos disponíveis atendem à necessidade de conformidade contratada.
- Legal: Os modelos de consentimento são comprados pela Cookiepedia – base que rastreia cookies com o uso de plugins. Ou seja, essa plataforma rastreia os dados dos sites e os vincula à ferramenta OneTrust que entrega o relatório final para o cliente. Dessa forma, a personalização dos banners e textos legais fica limitada.
- Usabilidade: Possui uma boa usabilidade, atendendo às necessidades do usuário.
Usercentrics
![](https://a2bi.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Logo-Usercentrics-edited.png)
Já falamos da Usercentrics em nosso blog, ela atende todos os requisitos necessários de um plataforma de gestão de consentimento de dados, e traz grandes diferenciais, como:
- Desempenho: Tempo de carregamento mais rápido do script, assim, entre outras coisas, melhores efeitos em seu SEO.
- Personalização: A Usercentrics é 100% personalizável e oferece inúmeras possibilidades de consentimento contextual (também o consentimento entre dispositivos tem uma função aqui, se você também usar o CMP para aplicativos), ou seja, você tem diversas possibilidades de personalizar os seus banners, não só nos textos inseridos mas no layout, cores e formatos.
- Legal: Os modelos (ou seja, a descrição de, por exemplo, Google Analytics etc.) são muito mais abrangentes e precisos do que os do OneTrust (OneTrust compra os textos da Cookiepedia – como explicamos acima), a Usercentrics tem a própria equipe que cuida dos textos e da sua atualização).
- Usabilidade: Altamente flexível, super fácil de controlar por meio da usabilidade de ponta.
A Usercentrics possui o Plano Essential grátis, que trás apenas a funcionalidade de Cookiebot. Já o Plano Business tem aproximadamente o valor de R$240/mês, o que é super justo levando em consideração todos os benefícios do plano. E o Plano Enterprise é dedicado a grandes empresas e por isso os preços não são fixos, dependerá da necessidade de cada empresa. A ferramenta funciona com assinatura mensal.
Está a procura de uma ferramenta de gestão de dados para o seu site ou aplicativo? Saiba mais sobre como deixar o seu site em conformidade com as leis de proteção: Entre em contato conosco! Somos especializados em adequar presenças digitais, não deixe seu aplicativo ou site vulnerável a infrações ou multas.