Google Trends: aprenda tudo que você deve saber

Um dos grandes benefícios da internet e a quantidade de informações que estão disponíveis para todos. Não precisamos mais ficar com dúvidas ou aguardar que uma notícia ou informação chegue aos nossos ouvidos, temos a capacidade de buscar o que queremos, quando queremos, desde que tenhamos conexão. E quando precisamos de algo quase sempre recorremos perguntando ou pesquisando a um mesmo lugar para nos orientar como se fosse um grande oráculo, o Google.


E para manter sua mítica o Google nos possibilita ter uma visão, ainda que rasa, mas muito interesse sobre o que outras pessoas buscam. A ferramenta que nos possibilita isso é o Google Trends.

Por que as informações do Google Trends são rasas?
Porque são números relativos, sem uma contextualização e sem a possibilidade de entendimento da base de cálculo.

Por que usar o Google Trends é muito interessante?
Porque mesmo sem entender a relação dos números apresentados, ela disponibiliza uma análise de tendência relacionada ao volume de buscas realizado por período, viabilizando a análise de uma evolução durante o tempo, podendo fazer uma análise para um prazo mais curto ou até mesmo comparando a evolução ao longo dos anos (dados disponíveis desde 2004).

Mas, como usar o Google Trends no nosso dia-a-dia para monitorar tendências e compor uma estratégia de ações no ambiente online?

O primeiro passo é escolher as palavras-chave que estejam correlacionadas ao objeto que deseja estudar. Vamos ver um exemplo:

Queremos descobrir se o volume de buscas por smartphone superou as buscas por celular, para preparar uma campanha direcionada para a venda deste tipo de eletrônico, então temos dois termos principais para comparar: Comprar celular e comprar smartphone.

Abrimos a url www.google.com/trends e colocamos no campo de busca as palavras-chave “comprar celular, comprar smartphone”, note que as palavras estão separadas por vírgula, isso permite que o buscador entenda os dois termos separados.

Como usar o Google Trends

Google Trends
Pesquisa do termo “Marketing” em 2021

Veja que no resultado geral já temos uma visão de tendência de crescimento por buscas para ambos os termos, porém ainda temos que deixar a filtragem mais precisa, alterando no menu azul (parte superior da tela) a seleção no lugar de Todo o Mundo para Brasil, afinal estamos estudando o comportamento do país. Também neste menu podemos fazer mais alterações como escolher estado, categoria, lugar de busca.

Categorias - Google Trends

Possíveis lugares onde busca foi realizada.

Note também que é possível comparar mais termos, usando as caixas ao lado dos termos já pesquisados. Este campo é útil para fazer novas comparações e análises.

Regiões - Google Trends

Imagem com filtro Brasil aplicado.

A partir da filtragem podemos analisar os estados que mais buscam “Comprar celular”:

Regiões - Google Trends
Regiões que buscam “Comprar celular” em 2021

Ou que buscam “Comprar Smartphone“:

Regiões Comprar Smartphone
Regiões que buscam “Comprar smartphone” em 2021

Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar celular” pesquisando:

Palavras buscadas - Comprar celular
Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar celular em 2021

Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar smartphone” pesquisando:

Palavras buscadas- Comprar Smartphone
Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar smartphone em 2021

Com este breve estudo podemos analisar que a busca por “comprar celular” é maior que “comprar smartphone”, porém este último termo não deve ser desconsiderado, pois apresenta uma tendência de crescimento. Também vemos que entre as marcas mais correlacionadas a “comprar celular” figuram Samsung e Nokia, no entanto, quando filtramos por “Comprar Smartphone” a única marca aparente entre os principais termos é Samsung.

Viram como uma ferramenta acessível a todos pode dar insumos sobre o comportamento do consumo e gerar dados para iniciar uma análise para alavancar sua próxima campanha.

Você já usou o Google Trends para ajudar a pensar sua nova campanha? Quer ajuda? Fale com um de nossos especialistas clicando no botão abaixo:

 Por Anna Halasz

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