Com o desenvolvimento de softwares o anseio para a troca de dados entre plataformas a API se tornou latente, surgindo a necessidade de criação de rotinas e padrões de programação para que essas informações transitassem.
A sigla derivado do termo em inglês Application Programming Interface, foi o nome dado a essas rotinas. Então, quando queremos compartilhar informações entre plataformas construímos uma API para que programadores consigam trazer essas informações de uma interface para outra interface.
É como uma ponte criada por desenvolvedores para que haja tráfego seguro de dados entre plataformas. No entanto, a API não é a única maneira de se enviar dados de uma aplicação, podemos criar diferentes tipos de pontes e maneiras de se dividir a informação.
1. APIs no dia-a-dia
Ja é uma realidade para muitos dos softwares que disponibilizam dados para seus usuários. Atualmente temos milhares de APIs públicas que permitem a comunicação entre plataformas. Algumas delas você já utiliza diariamente, como fazer login num app utilizando sua credencial do Facebook ou do Google.
O gráfico abaixo da ProgrammableWeb mostra o crescimento no número de APIs até 2013. Vemos uma curva exponencial ascendente na quantidade de APIs abertas disponibilizadas.
Se você ainda não entendeu vamos tentar explicar de uma maneira diferente.
Quando você conversa com um amigo seu, vocês tem suas piadas, falam a mesma língua e tem uma sintonia durante a conversa. No entanto, quando você trabalha, muitas vezes você poderá se deparar com pessoas de outros países que não falam a mesma língua que a sua, neste caso a linguagem é uma barreira. A API pode ser considerada o tradutor simultâneo, que estabelecerá as regras e padrões da comunicação entre você e seu colega de trabalho.
Uma analogia bem legal feita pelo Sensedia é pensar a API como um garçom, pois este sozinho não produz nada, mas é a sua interface com a cozinha, ou seja, a ponte que fará com que seu pedido chegue às mãos do cozinheiro.
API: Possíveis usos e aplicações já realizadas
Se você for de uma área de marketing provavelmente conhece o Google Analytics. A ferramenta de web analytics do Google tem uma API para extração dos dados, essa API pode ser utilizada para automatizar a confecção de relatórios e gerar dashboards de acompanhamento que auxilia gestores a otimizar seus esforços de mídia e a navegação dos usuários.
Outro caso comum de utilização de API é quando entramos em um site de restaurante por exemplo e vemos mapa do local, geralmente aquele mapa é inserido por meio da API do Google Maps.
Agora que você entende um pouquinho mais o que é uma API e alguns de seus usos pode pensar em como automatizar ações do seu dia-a-dia e como otimizar seu tempo e dinheiro.
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Por Anna Halasz