A mais nova suíte de ferramentas de manuseio de dados do mercado vem do Google e se chama Google Analytics 360. É robusta e promete englobar toda a atmosfera que circunda seu negócio digital.
A suíte monitora o comportamento de navegação de cada usuário de maneira detalhada, até mesmo individualmente, recolhendo dados que podem ser, posteriormente, utilizados para direcionar anúncios que supram seus interesses.
São esses momentos que possibilitam insights mais eficientes, que geram oportunidades de conversão e de criação de campanha.
Ao mesmo tempo, é muito difícil acompanhar toda a jornada do consumidor em seus detalhes e conseguir juntar os dados disponíveis para dar sentido a eles.
O Google Analytics 360 Suite se propõe a resolver este problema: se trata de um set integrado de ferramentas para análise, projetado para empresas que precisam lidar com grande volume de dados. Tudo começa na tentativa de gestores e analistas em entender o comportamento do consumidor a cada momento, com bons insights e transformando sua marca relevante para o usuário.
O uso adequado de ferramentas como o Google Analytics – quando bem configurada e em parceria com ferramentas que acionam os públicos monitorados pelo GA – pode aumentar em até três vezes a performance de campanhas e vendas no geral de um site. Ou seja, apesar de não carregar a facilidade e a quantidade de dados que o suíte pode fornecer, ele é parte de uma estratégia de monitoramento e análise que consegue aumentar o faturamento de um negócio digital, quando bem utilizado.
Mas, e com uma ferramenta fácil de usar, com interface simples e geração de relatórios fáceis para discutir a respeito? A coisa fica mais fácil, não?
Pois então, segundo o próprio Google, seus clientes pediam uma visão completa da jornada do cliente; insights úteis, para além de mais dados; relatório que pudessem ser compartilhados por toda a empresa, não somente entre os entendidos no assunto; e boa experiência para cada público específico que se comporta como seu cliente.
Com as integrações com ferramentas externas, para recebimento de dados de terceiros, integração com o AdWords e o DoubleClick, profissionais responsáveis pela análise de dados podem transformar os diferentes dados de diversas fontes em material para análise eficiente, material para integração com CRM e produção de anúncios de qualidade.
Veja abaixo o vídeo do Google para apresentar o novo produto:
Os produtos novos suíte já foram lançados em versão beta, estão todos disponíveis para uso, mas em processo de aprimoramento. Abaixo, descrevemos cada ferramenta inserida na suíte:
Google Analytics 360
Google Analytics Premium, o GA feito para empresas com grande geração de dados, foi rebatizado para Google Analytics 360. Continua com a mesma cara da versão Premium, mas com adição de features, integração com outros produtos e erro de amostragem menor.
“Cerca de 75% dos consumidores do CLA250 são novos para a Mercedes-Benz. Com o Google Analytics 360, nós entendemos este novo comprador e seus comportamentos quase que instantaneamente”, diz Eric Jullard, gestor de marketing da automotiva.
Google Attribution 360
A marca Adometry, da empresa especializada em atribuição de valor a anúncios na web que foi comprada pelo Google em 2014, foi modificada para Google Attribution 360. Esta ferramenta ajuda a ir além das funcionalidades de atribuição que o Google Analytics 360 fornece, utilizando informações como visualizações de página, taxa de cliques e análise de TV.
“Tivemos grandes resultados… Meu novo orçamento caiu e, felizmente, eu fui capaz de usar os dados disponíveis para tomar decisões diferentes das que eu poderia no ano passado”, afirma Lewis Broadnax, diretor executivo de marketing e vendas pela internet da Lenovo.
Novos produtos
Além do upgrade nos produtos já existentes, o Google Analytics anunciou o lançamento de uma gama completa de ferramentas que estavam sendo produzidas há anos por sua equipe de desenvolvedores. São produtos que vão desafiar diretamente ferramentas de mercado e atingir as necessidades de empresas que precisam de uma suíte completa para monitorar seus dados e tomar decisões.
Por enquanto, todas as ferramentas estão em versão beta, mas tão logo os usuários possam utilizá-las, elas evoluirão ainda mais, se adaptando as necessidades do público consumidor.
Google Tag Manager 360
Parecido com o Analytics, que tem uma versão gratuita que todos podem usar, o Google Tag Manager está lançando uma versão premium, chamada Google Tag Manager 360. Ele poderá ser plugado facilmente à suíte e terá, inicialmente, poucas funções a mais que a versão paga. A esperança é que o produto cresça com o passar dos anos.
Google Optimize 360
Google está lançando uma maneira completamente reformulada de acionar experimentos para seu site. Você poderá testar e personalizar variações múltiplas e traquear a performance de cada versão, para encontrar a melhor.
A ferramenta se conecta facilmente com o Google Analytics 360 e o Google Tag Manager 360. Ele também se articula diretamente com o Audience Center, o qual apresentaremos abaixo, assim como com o DoubleClick e o AdWords, para medir o sucesso de cada campanha.
“Optimize 360 deu ao nosso time a capacidade de implementar diversos testes por todo nosso site. O tempo para começar um teste, que era de dias, foi reduzido para minutos”, revela Erryn Neckel, diretor de marketing da The Motley Fool.
Google Audience Center 360
Com o aumento da tecnologia ano após ano, a quantidade de dados coletados também cresce. O Google Audience Center 360 entra neste assunto com uma Data Management Plataform poderosa, que se conecta ao Google Analytics 360, ao DoubleClick e a dados de terceiros.
Com esta ferramenta, você consegue reunir todos os dados de diferentes fontes em um só lugar, assim, sendo possível otimizar testes, publicidade e ter mais insights.
Segundo Julia Stern, VP de Marketing de Performance da Zalando AG:
“O Audience Center 360 ajuda nosso dia a dia ao facilitar nosso acesso e entendimento sobre nossos dados. Fica simples tornar os dados prontos para tomadas de decisão criando novas audiências e as direcionando para outros produtos [que melhor se encaixam] com apesar alguns cliques”.
Google Data Studio 360
Esta é a ferramenta de produção de relatórios simples, objetivos e fáceis de ler, mesmo com uma montanha de dados que o suíte armazena. Entre suas funcionalidades estão a colaboração e compartilhamento em tempo real.
Se você já utiliza o Google Analytics Premium, você já pode tomar vantagem dessas ferramentas. Basta contratá-las e adicioná-las ao seu suíte.
Caso você utilize o Google Analytics versão gratuita, nada de muito diferente será notado. As novas features, como já dito, podem ser compradas separadamente, você pode pagar somente aquilo que quiser utilizar. Cada um, portanto, poderá ser comprado independente do outro.
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Por Anna Halasz