Hotjar é uma ferramenta de marketing digital enquadrada na categoria de web analytics, ou seja, na categoria de ferramentas usadas para acompanhar e monitorar sites e aplicativos. Mas, dentro desta classificação estão diversas outras soluções de marketing digital, como o Google Analytics, o Semrush entre outras. Porém, não se engane ao achar que todas estas ferramentas fazem a mesma coisa, pois elas têm características complementares e que podem ser muito úteis no dia-a-dia de análise para entender melhor o consumidor e assim melhorar o ROI.
O que faz o Hotjar?
O Hotjar começou com uma ferramenta de mapa de calor, possibilitando a análise da navegação dentro de sites, mas evoluiu e hoje conta com diversas outras funcionalidades entre elas a gravação de visitas, o mapa de calor (heatmap), a análise de funis, além das features de feedback. Assim, se tornou uma forte concorrente pela atenção dos profissionais que precisam melhorar a experiência de navegação dentro de um site ou e-commerce.
Quais são as funcionalidades (features) do Hotjar?
As principais features do Hotjar são:
- Heatmap ou Mapa de Calor – funcionalidade que permite a análise dos pontos que as pessoas têm mais interesse no site. Ideal para visualizar comportamento dos usuários, onde clicam, como interagem com o site, bem como, analisar áreas de interesse dentro do site ou app.
- Gravação de visitantes (Visitor Recordings) – esta funcionalidade permite gravar uma navegação de forma anônima, possibilitando enxergar como o visitante está interagindo no site, sendo muito rica para análise de usabilidade e até mesmo encontrar erros e situações que dificultam a navegação do usuário.
- Funis de conversão – Com esta feature é possível analisar onde as pessoas estão deixando seu seu funil de conversão, analisando e testando formas de melhorar a conversão, esta funcionalidade combinada com a gravação de visitantes pode trazer insights muito interessantes para o negócio.
- Análise de formulários – Assim como a análise de funil de conversão, a análise de formulário possibilita entender aonde o visitante está deixando de interagir, identificando problemas em campos, além de ver estatísticas de envio dos formulários.
- Enquetes para feedback – esta já é uma feature de interação com o visitante, pois possibilita que o site faça pesquisas e colha diretamente do usuário sua opinião, podendo ser usada para identificar a satisfação do cliente, inclusive para formatação de NPS (Net Promoter Score), índice comumente usado para identificar lealdade de clientes.
- Pesquisas de rápida interação – Nesta funcionalidade é possível pedir de forma bem visual um feedback ao usuário no momento em que ele está indo embora, o que ajuda na análise de pontos a melhorar do site.
- Pesquisas – Feature para criação e distribuição de pesquisas online, coletando em tempo real as respostas.
O que é mapa de calor ou heatmap?
Mapa de calor ou heatmap é a funcionalidade que permite ver marcações gráficas com diferenças visuais de acordo com o volume de interação, clique ou movimentação numa área do site. Devido a ser uma análise de fácil assimilação visual, geralmente as pessoas gostam de ver este tipo de relatório.
O que é mouse tracking?
Mouse Tracking é a capacidade de uma ferramenta fazer a gravação individual dos caminhos de navegação do usuário, através da gravação das interações realizadas pelo mouse, também é chamado de gravação do visitante ou visitor recording. Uma das ferramentas reconhecidas nesta categoria como concorrente do Hotjar é o Mouseflow.
Quais são os concorrentes diretos do Hotjar?
O Hotjar tem diversos competidores, inclusive porque trafega com diversas features, mas seus principais concorrentes são: CrazzyEgg, VWO e Mouseflow, estas ferramentas têm diversas funcionalidades similares ao Hojtar, valendo a pena avaliar a que faz mais sentido para o seu site. Assim, se você quer entender o comportamento das pessoas que visitam seu site ou e-commerce é bom colocar uma ferramenta da classe do Hotjar na lista.
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