Taboola é uma empresa de publicidade nativa (native ads), ou seja, publicidade em formato de conteúdo recomendado. Certamente você já foi impactado por este tipo de conteúdo ao entrar em algum portal de notícias e no final da matéria ou artigo que está lendo, viu títulos chamativos para outras matérias, títulos como “Você nem imagina o que a estrela de cinema fez para conseguir este corpo”. Este tipo de publicidade é fluida, pois muitas vezes a pessoa nem percebe que é um anúncio. Recentemente, a empresa anunciou fusão com a Outbrain, outra gigante do mercado de publicidade nativa.
O que é o Taboola Feed?
O Taboola Feed é a forma de apresentar conteúdo em diversos formatos (vídeo, artigos, links, etc.) em portais ao final do conteúdo principal. Este formato é amplamente usado e por permitir grande fluidez de navegação, costuma fazer sucesso.
Como funciona a Taboola?
A Taboola é a plataforma que faz o meio de campo entre o anunciante (pessoa que paga para mostrar o anúncio) e o veículo, também chamado de publisher, que é responsável pelo espaço publicitário. Por ter uma ampla rede de veículos na sua base, a publicidade feita pela Taboola consegue ser segmentada em nichos ou ser de grande impacto, via grandes publishers. Portanto, a Taboola é uma intermediadora que facilita o processo de anunciar, controlando toda a negociação entre as duas partes interessadas. Obviamente este controle ocorre de forma automatizada, via algoritmos e muito desenvolvimento tecnológico.
Quando escolher fazer publicidade pela Taboola?
Se você quer alavancar o tráfego do seu site ou da sua campanha, comprar publicidade via Taboola pode ser uma boa ideia. E neste âmbito você tem ao menos 2 caminhos:
- Usar a plataforma self-service para criar e publicar seus anúncios, aos mesmos moldes do Google Ads e do Facebook Ads. Neste cenário você será responsável por tudo e terá uma conta pré-paga ou vinculada ao cartão de crédito.
- Contratar uma agência que fará toda a estratégia da campanha, bem como, irá operacionalizar e controlar os resultados.
Eu tenho um portal de notícias, posso usar a Taboola?
Claro, neste caso você irá para o outro lado da moeda e será o Publisher, ou seja, irá disponibilizar o espaço publicitário para o anunciante e quando algum visitante interagir com o anúncio em seu site, você irá receber uma participação por isso. Para ser um veículo que disponibilizará espaço publicitário via Taboola você precisa entrar no site da empresa (https://www.taboola.com/pt/publishers) e fazer contato o time responsável.
Vale a pena fazer publicidade na Taboola?
Esta é uma pergunta pessoal e cada empresa deve pensar na estratégia de comunicação, para então definir canais de divulgação. Mas, sem dúvida a publicidade na Taboola permite uma ampla rede de distribuição, assim como segmentação o que pode ser bem interessante para uma campanha. Mas não se esqueça, por usar Native Ads, a linguagem de comunicação deve ser adequada e este tipo de publicidade para que você possa colher resultados.
Na dúvida como mensurar resultados de campanha? Fale com a gente 😉