O que são dashboards? Como posso usar um painel de dados no meu dia a dia?

A quantidade de dados que são coletados e armazenados pelas empresas tem sido cada vez maior e esse volume só tende a aumentar. Para organizar essas informações, muitas empresas utilizam painéis de dados em seu dia a dia, também conhecidos como:  dashboards.

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia há diversas ferramentas para facilitar a visualização de dados que as empresas podem utilizar para organizar e analisar esses dados da melhor maneira possível, e é por isso que hoje vamos falar sobre os dashboards

Dashboard é qualquer painel que contenha informações, métricas, entre outros indicadores, ele geralmente apresenta os dados mais relevantes de forma clara e objetiva. Ao visualizar um dashboard você deve ter uma melhor assimilação daquilo que está sendo apresentado. Pense no painel de controle que tem nos carros, ele é um dashboard, entretanto, o tipo de dashboard que vamos discutir aqui é aquele utilizado pelas empresas que tem como objetivo monitorar os dados para a evolução do negócio.

Com a coleta e a análise de dados organizada da melhor forma dentro do dashboard, você consegue entender tudo o que está acontecendo e é relevante. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o conceito de dashboards e sua utilidade.

 O que é um dashboard?

Um dashboard é uma solução muito usada em BI (Business Intelligence),  para o gerenciamento e controle de informações por meio de gráficos e elementos visuais. Sendo  um painel para controle, a função de um  dashboard é  organizar, armazenar e exibir dados importantes, podendo condensar diversas fontes em um único local de fácil acesso.

Por exemplo, no momento em que uma empresa deseja entender rapidamente como uma campanha de marketing está desempenhando, em vez de analisar várias planilhas, levando horas ou até mesmo dias para chegar a um resultado, pode ser mais fácil trabalhar analisando um dashboard, porém é preciso ter ciência que o desenvolvimento de um bom painel de dados exigir conhecimento técnico específico e tempo de desenvolvimento.

Os dashboards podem ser usados por diversas áreas desde partes mais técnicas, com controle de estoques, dados logísticos ou de infra-estrutura, até áreas mais gerenciais, com informações de negócio, como faturamento, market share, desempenho e tudo aquilo que envolve a gestão de um negócio.

Para que serve um dashboard? 

Um dashboard tem como objetivo auxiliar a análise e interpretação de dados, que são apresentados de diferentes formas para o processo de tomada de decisão. Mais do que unir dados, o dashboard permite o acompanhamento das métricas de qualquer empresa. 

O cuidado em acompanhar as principais métricas num painel é extremamente importante para o atingimento dos objetivos e, consequentemente, do sucesso. Muitas empresas e profissionais até sabem desses aspectos, mas acabam pecando na prática. 

Basicamente, um dashboard serve para

  • Auxiliar na interpretação e apresentação de dados 
  • Visualizar informações de forma mais clara 
  • Reunir informações mais relevantes sobre alguma campanha, projeto, etc. 
  • Auxiliar na tomada de decisão a partir da visualização das informações

Como utilizar um dashboard?

Uma empresa pode utilizar diversos dados relevantes para apresentar ao time, mas usar um programa simples, que não ofereça gráficos mais elaborados em sua visualização. Ou ainda, há os casos em que as pessoas até usam uma ferramenta de análise de dados, mas não fazem o acompanhamento constante das métricas.  Por isso, é importante saber como analisar e utilizar um dashboard, é necessário ter uma visão analítica para o entendimento completo de determinadas informações. 

Ou seja, mesmo com os dashboards prontos e automatizados, a leitura desses dados pode ser difícil se o seu painel não estiver bem configurado e/ou não for pensado a partir da perspectiva do usuárioUm aspecto importante desses painéis é que o valor estratégico de cada dashboard está relacionado em como foi criado esse dashboard. Por isso, o criador do dashboard deve entender quais são as métricas mais relevantes para o negócio, como esses números estarão dispostos no painel e qual será a interatividade dele. 

Assim, quando o seu gestor identificar os pontos cruciais para atingir os objetivos da empresa, ele terá mais facilidade e clareza na hora de dividir a estratégia com o time, direcionando todos os esforços táticos para o resultado que deseja obter. 

Quais são os benefícios de um dashboard? 

Quais são os benefícios do Dashboard?

Bom, muitos podem pensar que os dashboards são só painéis bonitos e que não tem utilidade ou que preferem o método tradicional de apresentar todos os dados em uma planilha simples do Excel. 

Porém, ao entender realmente qual a funcionalidade de um dashboard, fica evidente que ele é um recurso facilitador e útil na gestão de dados. É claro que ele não fará nada sozinho, mas uma vez que esteja configurado, basta realizar o monitoramento e interpretação dos dados. Em alguns casos, se o seu painel estiver configurado corretamente, até a coleta de dados fica mais simples, por conta da automatização que o próprio dashboard possui. 

Vamos citar alguns benefícios sobre os dashboards, acompanhe e entenda: 

Agilidade na tomada de decisão

Se o seu dashboard estiver configurado, você consegue visualizar os dados em tempo real, podendo realizar comparações entre meses anteriores ou analisando métricas separadamente, diferente dos relatórios tradicionais. Dessa forma, cada ponto da operação passa a ser acompanhado em tempo real, o que permite correções e aproveitamento de oportunidades para análises posteriores. 

Todos podem analisar 

Os relatórios tradicionais trazem uma visão muito engessada do que é que está sendo apresentado, esses mesmos relatórios podem causar dúvidas para outros membros do time em alguma apresentação. Já em uma apresentação com a utilização de dashboards, tudo fica mais fácil de ser visualizado, pois é dinâmico, é claro e objetivo. O que traz uma maior facilidade de interpretação dos dados para todos aqueles que estão participando da apresentação.

Clareza nos objetivos estratégicos 

Muitas vezes, ao criar relatórios tradicionais em uma planilha de Excel e apresentá-los para o time pode ser algo confuso e até duvidoso, pois algumas informações não estão apresentadas de forma clara ou talvez nem entendam o motivo daquele dado estar ali. Caso, a visualização em planilhas não esteja clara e objetiva, a utilização dos dashboards pode melhorar esse processo, pois com a configuração correta, as informações podem ficar mais visíveis e objetivas com a automatização desse dashboard. Isso pode ajudar o gestor a ter mais facilidade na hora de determinar os objetivos estratégicos, pontos a melhorar e identificação do que está dando certo e o que não está. 

Como começar? 

Após entender sobre os dashboards e seus benefícios, ficou clara a necessidade da utilização desse recurso no dia a dia da sua empresa. Temos uma solução ótima para você! Ainda tem dúvidas sobre os dashboards? Marque uma conversa com o nosso time, temos diversos serviços que podem auxiliar a sua empresa em sua jornada de desafios digitais. Conte com nossas soluções e tome mais decisões assertivas no seu negócio. 

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.