Você quer entender o que é uma métrica e/ou uma dimensão no Google Analytics? Esse artigo vai explicar tudo o que você precisa saber para analisar esses diferentes indicadores. Siga a leitura até o final e fique por dentro do assunto.
É importante frisar que de modo geral estas definições são aplicadas às demais ferramentas de digital analytics, porém, cada ferramenta pode apresentar alguma particularidade, então fique atento.
Todos os relatórios apresentados no Google Analytics contêm Dimensões e Métricas, portanto, ter claro suas definições é fundamental para o melhor uso do GA.
O que é uma métrica?
Uma métrica, tipicamente representada por um número, é uma medida quantitativa essencial para análise de dados. No contexto do Google Analytics, números apresentados correspondem a métricas. No entanto, em uma definição mais precisa, uma métrica pode ser entendida como uma unidade de mensuração que fornece uma representação quantitativa de uma dimensão específica. Essas métricas são cruciais para compreender e avaliar o desempenho de um website ou campanha online, pois fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos usuários e o impacto das estratégias de marketing digital.
Assim, a próxima vez que visualizar o total de visitas no site, o tempo médio ou a taxa de rejeição, saiba que estas são métricas do Google Analytics.
O que é uma dimensão no Google Analytics?
As dimensões são os atributos correlacionados aos dados. Por exemplo, quando você analisa o relatório de países, está analisando a dimensão País (Brasil, Portugal, Estados Unidos etc.) correlacionados às métricas (pageviews, tempo médio, taxa de rejeição etc.).
Assim, usamos a métrica atrelada a dimensão para podermos analisar um relatório. São dimensões itens como: País, Cidade, Dispositivo, Origem do Tráfego, Palavras-chave, páginas acessadas etc.
No geral, o Google Analytics organiza tais informações em tabelas e vocês podem ver a linha da dimensão, com a coluna da métrica.
O que é uma dimensão secundária no Google Analytics?
No Google Analytics, muitas vezes você pode adicionar um segundo atributo para analisar o comportamento do usuário. Assim, uma dimensão secundária é este segundo atributo.
Exemplo, você está analisando o volume de usuários por Cidades é quer entender em quais cidades a navegação ocorre mais por Dispositivos Móveis, você irá selecionar dispositivos como dimensão secundária.
Você pode adicionar uma dimensão secundária a um relatório seguindo esses passos:
- Ao lado da lista de dimensões primárias, vai aparecer um símbolo de “+” e clique no botão (conforme imagem acima).
- Busque a lista de dimensões, digite o nome da dimensão na caixa de pesquisa.
- Clique no nome da dimensão.
- A dimensão irá aparecer do lado direito da dimensão primária.
Importante
Nem todas as métricas combinam com todas as dimensões, cada métrica e dimensão tem um parâmetro, que pode ser a nível de Usuário, sessão ou hit. Assim, é recomendado combinar as dimensões que combinam com as métricas, mas este é assunto para um outro post 😉
Agora é só começar a analisar! Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco