Profissionais de marketing são bombardeados com grandes quantidades de dados todos os dias, como o Google Data Studio pode ajudar neste cenário?
Quem nunca gastou horas do seu dia de trabalho entrando em ferramentas e fazendo conciliação de dados para gerar relatórios e tentar otimizar seu processo de trabalho, mas ao final do processo percebeu que gastou o tempo disponível na produção de relatórios em vez de aproveitar este tempo para analisar e ter insights acionáveis. É exatamente nesta lacuna que você pode usar o Google Data Studio para te ajudar.
O que é o Google Data Studio?
Google Data Studio é a ferramenta de visualização de dados (dataviz) que permite transformar linhas de dados em relatórios bonitos e de fácil assimilação, centralizando num único lugar dados de diversas plataformas, inclusive com a possibilidade de condensar as informações que você precisa num único lugar.
Compatível com diversas fontes de dados, permite diversas personalizações se aproximando ao máximo dos objetivos do usuário. Obviamente, tem integrações nativas com alguns dos produtos mais usados do Google, como Google Analytics, Google Ads (AdWords), Google Search Console, Google Sheets, etc. Mas, se a necessidade for alguma fonte distinta, também é viável consolidar a informação, porém neste caso será necessário desenvolver ou comprar uma integração.
O Google Data Studio é muito maleável, permitindo que a partir de uma página em branco desenhe-se a estrutura ideal para o profissional ou empresa que irá usar, com personalização de campos, cores, gráficos, fontes de dados, etc. Mas, você também pode usar um modelo pré-pronto, personalizando apenas a sua fonte de dados ou desenvolvendo seu modelo a partir de um layout já existente.
Com relatórios e dashboards dinâmicos, a partir do input de dados, pode-se usar filtros como data, produto e outros parâmetros para conseguir visualizar a métrica que necessitar. Além de possibilitar o compartilhamento com colegas, dividindo relatórios e informações, sem a precisar instalar softwares ou acionar suporte técnico.
Não bastasse esta lista de benefícios, o Google Data Studio é gratuito, portanto, você não tem motivo para não começar a usar no seu dia-a-dia. Mas lembre-se, para dados fora dos produtos Google você precisará desenvolver as conexões ou contratar de algum parceiro que disponibilize esta conexão.
Quer usar o Google Data Studio, mas não sabe por onde começar? Acesse os modelos que disponibilizamos ou fale conosco. Também disponibilizamos suporte técnico personalizado para a sua necessidade.