Glossário de Métricas

Entre os inúmeros diferenciais propagados sobre ações de comunicação dentro do ambiente digital um dos conceitos mais fortemente propagados é a possibilidade de estabelecer um processo de comunicação mais preciso e acessível através de métricas.

Com uma breve busca na internet é possível encontrar ferramentas para todas as necessidades, com preços acessíveis e algumas até mesmo gratuitas.

Mas, ter acesso a ferramentas não necessariamente caminha em conjunto com a ciência do que se está mensurando. Visando ajudar com o processo de compreensão do processo de mensuração de resultado resolvemos disponibilizar um breve glossário de métricas. A seguir você encontrará definições básicas das métricas, mas importantíssimas para a consolidação do pensamento de acompanhamento de resultados.

Métricas mais usadas para monitorar resultados online

Objetivo: É a descrição do que se pretende alcançar. Exemplo: Ser maior varejista de moda praia da internet.

KPI (Key Performance Indicator): O KPI é um indicador que demonstra a efetividade da ação da empresa frente a seu objetivo. Deve-se ter cuidado ao definir o indicador chave para não se confundir no momento de acompanhamento de resultado. Foque apenas no que for realmente relevante para saber o sucesso da ação. Exemplo: Num e-commerce o principal KPI pode ser transações ou receita, assim as demais métricas são relevantes para otimização do processo, mas não devem ofuscar o indicador principal na determinação do sucesso.

Meta: É a definição em termos quantitativos e com prazo determinado. Cuidado para não estabelecer um objetivo e o denominar como meta ou ter uma métrica e chamá-la de meta.

Métrica: Um parâmetro para dimensionar.

Impressões: Quantidade de vezes que um anúncio é exibido para o usuário. Métrica usada para dimensionar impacto de mídia.

Cliques: Número de vezes que usuários clicam em um anúncio.

CTR ou Clique Through Rate: Número de cliques que o anúncio recebe dividido pelo número de vezes que é exibido, ou seja, relação entre cliques e impressões (cliques/impressões).
CPM ou Custo por mil impressões: Métrica recorrente na gestão de mídia, corresponde ao custo por mil impressões. É usada comumente na negociação para compra de espaço publicitário, definindo o preço para 1.000 anúncios exibidos. Para calcular é divido o custo por mil impressões (custo/mil impressões).

CPC, ROI e Pageviews

CPC ou Custo por Clique: É o valor pago por clique no anúncio, alguns veículos, como o Google, podem vender espaço publicitário por este modelo, mas mesmo quando a compra é feita por CPM é possível calcular a métrica para se ter ciência do valor do clique conquistado. Para calcular é dividido o custo por clique (custo/clique).
CPA ou Custo por Aquisição: É o valor pago por ação realizada dentro do site ou presença digital do anunciante. Alguns veículos podem vender espaço publicitário por este modelo, porém é mais incomum este tipo de negociação. Mesmo se a compra de mídia não for negociada por esta métrica, ela serve de balizador para avaliação de compras de mídia. Para calcular é dividido o custo por ação definida com sucesso dentro do site (custo/aquisição).

ROI ou Return on Investiment: É o retorno sobre o investimento realizado, ou seja, relação entre a quantidade de dinheiro ganho e o montante investido. Para calcular é dividido o valor ganho pelo investido ($ ganho/ $ investido).

Pageviews ou Visualização de Páginas: O pageview é contabilizado toda vez que o usuário carrega uma página dentro de um site, ou seja, mede a quantidade de páginas dentro de uma presença digital que são vistas.
Usuários ou Visitantes: É a métrica utilizada para contabilizar quantas entradas únicas tiveram dentro de um site, ou seja, quantos visitantes não duplicados dentro de um período de tempo acessaram o site.
Sessões ou Visitas: É a entrada do usuário no site. Toda vez que o usuário entra no site é contabilizada uma sessão, não importando se é o mesmo usuário entrada mais que uma vez.

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Por Ariane Maia

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