Você já conhece o Google Analytics 4? Trata-se da mais recente versão lançada pela Google, substituindo o antigo Universal Analytics. Essa nova versão traz uma série de atualizações e melhorias, proporcionando uma análise mais avançada e precisa do desempenho online.
Iniciaremos este artigo explicando o que é o Google Analytics, para que serve, qual a importância dessa ferramenta, suas características e como começar a usar a versão mais nova, o Google Analytics 4. Por isso, fique conosco e embarque no mundo dos dados.
Boa leitura!
Primeiramente, vamos esclarecer o que é essa ferramenta tão famosa no mercado, o Google Analytics.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma poderosa ferramenta para a coleta de dados online. Existem duas versões disponíveis: a versão paga, conhecida no mercado como Google Analytics 360, e a versão gratuita, chamada Google Analytics Standard. Ambas as versões oferecem uma variedade de recursos para ajudar na análise e compreensão do tráfego e do comportamento dos usuários em sites e aplicativos. A versão 360 é ideal para empresas que precisam de recursos mais avançados e suporte personalizado, enquanto o Google Analytics Standard atende às necessidades básicas de análise de muitos usuários.
Para que serve o Google Analytics?
O Google Analytics utiliza códigos de rastreamento para coletar dados de acesso, analisando estas informações é possível mapear o comportamento do usuário em sites e aplicativos, bem como, avaliar o desempenho e evoluções de negócios digitais. Todas as informações recebidas através desse rastreamento voltam como dados, sendo possível gerar relatórios que servem como ponto de partida para alguma tomada de decisão e planejamento estratégico.
Qual a importância do Google Analytics 4?
O Universal Analytics ou Google Analytics 3 é a versão que grande parte dos profissionais imersos na área de Digital Analytics estão habituados a usar. Mas você sabia que o Universal Analytics (GA3) foi desativado?
Isso mesmo! O Universal Analytics (GA3), a versão gratuita, foi desativada em 1º de julho de 2023. Já a versão paga, o Universal Analytics 360, será desativado no segundo semestre de 2024.
Eu posso excluir minha conta no UA para criar uma conta no GA4?
É importante manter as duas versões do GA em paralelo, assim você vai garantir os seus dados de origem através do Universal Analytics e captar dados com a metodologia nova do Google Analytics 4.
A sua empresa conseguirá criar uma conta normalmente no Google Analytics 4, caso nunca esteve no Universal Analytics. Mas, se a empresa já possui uma conta no Universal Analytics e vai migrar para o Google Analytics 4, não precisa excluir a conta do Universal Analytics, afinal ele logo será desativado.
Quais as características do Google Analytics 4?
A hierarquia do Google Analytics é parcialmente similar com o Universal Analytics e os primeiros níveis se mantiveram como: Organização e Conta.
O panorama muda quando adentramos as Propriedades no GA4, pois foram inclusos os Fluxos de Dados. Enquanto no Universal Analytics, as propriedades ramificavam para as Vistas.
Outro fator que chama a atenção é a base de registro de dados, enquanto o Google Universal Analytics é baseado em hits, a estrutura do Google Analytics 4 é sustentada por eventos, sendo um dos diferenciais da atualização do GA, que facilita o monitoramento de sites e aplicativos de forma uniforme e até integrada.
Como começar a usar a versão do Google Analytics 4?
Se a sua empresa já possui a conta no Universal Analytics e quer migrar para a versão do Google Analytics 4, saiba que é um processo trabalhoso, pois pode depender do tamanho da sua empresa e do volume de dados, entre outros fatores.
Para que a migração seja feita com êxito, é necessário:
- Auditar a coleta de dados
- Configurar a ferramenta de análise
- Definir os acesso às fontes de dados
- Definir os dados para cada situação
- Implementar o e-commerce (se houver)
- Criar eventos personalizados
É preciso ficar atento a data de desativação do Universal Analytics, não deixe para a última hora!
O Google Analytics é uma ferramenta valiosa para a coleta de dados online, disponível em duas versões: o Google Analytics 360, pago, e o Google Analytics Standard, gratuito. Se a sua empresa ainda não possui uma conta no Google Analytics, você pode contar com a expertise em dados da A² Business Intelligence para implementar a ferramenta em seu negócio. Além disso, oferecemos serviços de backup dos dados do Universal Analytics e implementação do GA4 para garantir uma transição suave e eficiente.