Google Analytics 4 e Universal Analytics: Entenda a diferença

Google-Analytics-4-e-Universal-Analytics-Entenda-a-diferenca

Se você está acostumado em monitorar dados do seu site ou aplicativo e utiliza o Google Analytics para acompanhar os seus resultados, você já deve ter notado que a nova versão da ferramenta está por vir de forma definitiva. Mas se você ainda não viu esse aviso, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. 

O Google Analytics 4, lançado em 2019 está a poucos meses de se tornar a versão permanente do Google Analytics. O que significa que o Universal Analytics que já conhecemos irá ser desativado, ou seja, o UA irá parar de contabilizar novos hits, provocando o congelamento de todos os seus dados.  

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A migração de google analytics não é feita de forma automática. É um processo trabalhoso e que requer a supervisão de um especialista da área. Por isso, continue a leitura desse artigo e entenda melhor sobre o assunto.

E o que tem de diferente no Google Analytics 4?

A nova versão do Google Analytics, veio com diferenças na interface, métricas, filtros e apresentação dos resultados, e isso pode deixar quem está acostumado com a versão do Universal Analytics inseguro na hora de fazer suas análises e tomar as suas decisões. 

Neste post, vamos te explicar qual é a diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4. Confira!

O que é o Google Analytics 4? 

O Google Analytics 4 é uma atualização do Google Analytics que resolveu vários problemas e reclamações de usuários, além de introduzir novas funcionalidades para análise de dados comportamentais de usuários. 

Quer saber mais sobre o que é Google Analytics? Fique tranquilo, temos diversos conteúdos sobre o tema: 

O que é a versão do Universal Analytics?

Conheça alguns conceitos do Google Analytics?

Essa nova versão foi projetada para todos os usuários de Google Analytics, aqueles que possuem um site, aqueles que possuem um aplicativo e aqueles que têm ambos e desejam combinar todos os seus dados em um só lugar.O Google Analytics 4 foi projetado para permitir escalabilidade do negócio e para que fosse possível mensurar através de dispositivos e plataformas. 

Temos um conteúdo específico do Google Analytics 4 em nosso blog. Acesse e saiba mais sobre a nova versão do Google Analytics. 

Google Analytics 4, a grande novidade do Google Analytics

Qual a diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4?

Existem algumas diferenças importantes entre o Universal Analytics e o  Google Analytics 4.  A seguir, contaremos 3 diferenças entre as duas versões:

  1. Interface
Universal Analytics
migracao-google-analytics
Google Analytics 4
consultoria-google-analytics

Por mais que pareça que não há nenhuma diferença, no GA4 as informações são organizadas de forma distinta e dispostas dentro dos cards. A nova versão traz uma visualização mais direta dos dados. É importante saber que nem todos os botões estão nas mesmas posições que a versão anterior. 

  1. Análise de aplicativo

 No Google Analytics 4 você consegue analisar o seu website e aplicativo de forma integrada. Nos últimos anos, houve um alto crescimento na quantidade de e-commerces e aplicativos mobile, isso gerou uma certa preocupação no momento de monitorar os dados dos usuários que navegam por aplicativos. Essa barreira foi quebrada com a chegada do Google Analytics 4, que traz recursos específicos para monitoramento de apps e websites. 

No GA4 você pode realizar a análise e monitoramento do website e do aplicativo, sem o uso do Firebase – que vamos explicar melhor logo abaixo. O que isso pode acrescentar na sua empresa? Com essa nova atualização você pode acompanhar a jornada do seu usuário em uma única interface. 

  1. Firebase

O Firebase nada mais é do que um serviço de hospedagem para qualquer tipo de aplicativo.

Ele é uma ferramenta complementar do antigo Universal Analytics, pois a sua integração permite visualizar o monitoramento dos aplicativos no UA. 

Agora o Google Analytics 4 inclui a análise de dados de aplicativos, dispensando o uso do Firebase. A migração dos usuários do Firebase para o Google Analytics 4 foi feita de forma automática pelo próprio Google.

Você pode continuar olhando seus dados de aplicativo no console do Firebase e no Google Analytics ao mesmo tempo. 

Gostou de saber um pouco sobre as diferenças entre as duas versões? Se você ainda não começou a migrar os seus dados para o GA4 está mais do que na hora de você contratar um serviço de migração de confiança e estar pronto para iniciar com o Google Analytics configurado em sua nova versão. 

Quer receber novidades e atualizações do Google Analytics 4 e muito mais sobre o mundo de Digital Analytics? Inscreva-se na nossa newsletter.

A A² Business Intelligence é especializada em Digital Analytics e parceira oficial do Google para Google Analytics, temos mais de 10 anos de experiência. Contamos com um time fortemente qualificado e empenhado em trazer ótimos resultados para os seus clientes. Que tal marcar uma conversa com nossos especialistas e falar um pouco mais sobre a migração de dados para o Google Analytics 4

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.