Ferramentas de mouse tracking e mapa de calor (heatmap) possibilitam a compreensão do comportamento de navegação num site, sendo de grande apoio para melhorias de taxas de conversão e obtenção de melhores resultados.
Atualmente existem diversas soluções de heatmap e mouse tracking no mercado, assim iremos listar as que vemos mais frequentemente:
Exemplos de Ferramentas de Mapa de Calor (Heatmap):
1. Hotjar
- O que oferece: Oferece mapas de calor, gravações de sessões, funis de conversão, e feedback de usuários.
- Complexidade: Simples de usar e integrar em qualquer site.
- O que nossa consultoria de digital analytics pode te ajudar? Ajudamos a implementar e analisar dados e tirar insights para melhorar navegação e conversão.
2. Crazy Egg
- O que oferece: Fornece mapas de calor, mapas de scroll, análises de clique e gravações de sessões. Oferece a funcionalidade de “Confetti” que divide cliques por referência e outros fatores.
- Complexidade: Intermediária para usar e integrar em sites.
- O que nossa consultoria de digital analytics pode te ajudar? Ajudamos a implementar e analisar dados e tirar insights para melhorar navegação e conversão.
3. Lucky Orange
- O que oferece: Inclui mapas de calor, gravações de sessões, funis de conversão e chat ao vivo.
- Complexidade: Ferramenta completa para análise de comportamento do usuário.
- O que nossa consultoria de digital analytics pode te ajudar? Ajudamos a implementar e analisar dados e tirar insights para melhorar navegação e conversão.
4. Mouseflow
- O que oferece: mapas de calor, gravações de sessões, análise de funis, feedback de formulários, e enquetes de feedback.
- Complexidade: Simples, muito útil para identificar problemas específicos de usabilidade.
- O que nossa consultoria de digital analytics pode te ajudar? Ajudamos a implementar e analisar dados e tirar insights para melhorar navegação e conversão.
Outras Ferramentas de Mouse Tracking:
1. Inspectlet
- Fornece gravações de sessões, mapas de calor, e análise de formulários.
- Boa opção para acompanhar a interação detalhada dos usuários.
2. FullStory
- Grava cada interação do usuário no site, permitindo a reprodução de sessões completas.
- Inclui análise de mapas de calor e eventos de conversão.
3. SessionCam
- Oferece gravações de sessões, mapas de calor, e análise de funis.
- Destaca áreas problemáticas e permite testes A/B.
4. ClickTale (agora parte do Contentsquare)
- Ferramenta robusta para gravações de sessões, mapas de calor, e análises avançadas de comportamento.
- Boa para sites de alto tráfego com necessidades de análise detalhada.
Benefícios de Usar Ferramentas de Mapa de Calor e Mouse Tracking:
- Identificar de Problemas de Usabilidade: Ajuda a detectar onde os usuários tem problemas e dificuldades no site.
- Otimizar Conversão: Permite mapear os ajustes necessários nos elementos do site que recebem mais ou menos atenção na navegação.
- Melhorar da Experiência do Usuário (UX): Ao analisar é possível encontrar insights valiosos para melhorar a navegação e a interação no site e com isso aumentar conversão dos usuários.
- Analisar Comportamento: Possível entender como os usuários interagem com o conteúdo do site, onde param, tem dificuldades, seus caminhos, etc.
Como escolher uma Ferramenta de Heatmap e mouse tracking?
Escolher a ferramenta ideal depende das necessidades específicas do seu negócio, do orçamento disponível e das funcionalidades chave. É comum usar uma combinação dessas ferramentas para obter uma visão completa do comportamento do usuário. Aqui na A ao Quadrado gostamos de combinar as análises de dados de Google Analytics com uma solução de mapa de calor, por exemplo.
Se precisar de mais informações sobre uma ferramenta específica ou ajuda na implementação, fale com a A² BI!
- Aprenda como integrar o Google Analytics ao BigQuery
- Como o Digital Analytics pode transformar a experiência do usuário?
- Como começar uma área de Digital Analytics?
- Saiba como criar uma conta no Google Analytics 4
- Como impulsionar seu marketing digital com Web Analytics?