Se você mexe com Digital Analytics, com certeza já ouviu falar sobre o termo “parametrização” e nesse artigo vamos explicar o que é e como utilizar a parametrização no Google Analytics.
O que é parametrização?
Antes de falarmos sobre a parametrização no Google Analytics vamos definir o que é parametrização. Já pelo nome podemos deduzir que o termo serve para definir parâmetros ou especificação relevante de algum objeto. A parametrização é uma nomenclatura que fica inserida na URL com o objetivo de identificar a origem daquela campanha.
Nesse artigo, vamos falar sobre a parametrização das URLs, ou seja, das páginas de destino, no Google Analytics.
A parametrização no Google Analytics é feita ao incluir no fim da url termos identificadores. Por exemplo:
- site sem parametrização: www.minhaempresa.com.br/desconto
- site com parametrização: www.minhaemptesa.com.br/desconto?utm_source=facebook-ads&utm_medium=post-corrossel&utm_campaign=desconto_interesse_sapatos&utm_content=20-porcento-de-desconto_imagem&utm_term=ID-24392
O Google Analytics disponibiliza 5 parâmetros, que são:
- utm_source: Essa parametrização é referente a origem ou fonte do endereço, ou seja, é onde foi criada a sua campanha. No Google Analytics essa informação está em: Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia
- utm_medium: Refere-se à mídia, determina quais são os veículos de propagação da sua campanha, por exemplo: CPC (custo por clique), display, newsletter, e-mail-mkt. No Google Analytics essa informação está em: Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia
- utm_campaign: É geralmente usada para definir o conceito da campanha ou o tipo de segmentação utilizado. Por exemplo: utm_campaign=desconto_interesse_sapatos. No Google Analytics essa informação está em: Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas
- utm_content: é referente ao conteúdo da sua campanha, busque descrever informações sobre a parte criativa criada, como “utm_content=imagem_sapatos” No Google Analytics essa informação está em: relatórios personalizados ou selecionado como dimensão secundária > conteúdo do anúncio
- utm_term: O parâmetro de termo é utilizado para captar informações de palavras-chave ou pode ser usada como uma informação adicional para identificar cada cliente. No Google Analytics essa informação está em: Aquisição > Campanhas > Palavras-chave pagas
Qual a importância de utilizar a parametrização?
Após explicar um pouco mais sobre cada parâmetro do Google Analytics, é importante ressaltar a importância de parametrizar suas campanhas.
Utilizando ou não as parametrizações, os resultados serão mostrados no Google Analytics, entretanto, os resultados terão muito mais valor se forem identificados da maneira correta e entendidos pelo proprietário da conta ou quem for analisar os dados para estruturar estratégias de vendas, etc. Por isso, a parametrização é tão importante.
Imagine que você está fazendo uma campanha em diversos veículos, como Facebook, Instagram, Google, etc. e tal campanha está direcionando visitantes para um e-commerce e você quer analisar dentro do Google Analytics qual foi o veículo que está gerando mais vendas, se você não parametrizar os links das campanhas, saberá apenas que houve aumento de sessões, interações e vendas, mas se colocar os parâmetros corretamente no links que apontam para a loja virtual poderá identificar por veículo, linha criativa, conteúdo, etc. facilitando o processo de entendimento da origem da visita e a fonte de tráfego responsável por interações, sessões e vendas.
Dessa forma, você consegue analisar todos esses dados e estabelecer melhores estratégias de marketing para o seu negócio.
Outro fator importante é parametrizar utilizando os termos corretos, uma venda a partir de um clique no Facebook pode ser interpretada como vinda do Google caso você não insira a parametrização certa.
Qual a diferença entre parametrização e tags?
Muitos usuários confundem as tags do Google Analytics com a parametrização, porém, os dois são coisas diferentes. As tags coletam e enviam dados ao Google Analytics a partir de um site ou app, sendo linhas de códigos instaladas dentro do html ou via gestor de tags, assim ao acessar o site esta linha de código é carregada e dispara um registro que será gravado no banco de dados do Google Analytics,. Já a parametrização do Google Analytics, consiste em adicionar termos no link que aponta para o site a ser analisado, assim quando a tag do GA disparar, esta irá identificar como fonte de origem a informação contida no link parametrizado.
Como fazer a parametrização?
Você pode parametrizar as suas URLs com URL Builder, ferramenta do Google que te ajuda a criar parâmetros necessários para o acompanhamento de suas campanhas no Google Analytics. Ao acessar o URL Builder você terá os campos para preencher e ao confirmar, clicando no botão, a própria ferramenta já cria o link parametrizado.
Esta solução funciona muito bem se você precisa gerar apenas um ou alguns links, mas se você estiver fazendo uma campanha com diversos veículos, formatos e linhas criativas, o ideal é ter uma planilha para automatizar a geração dos links.
De qualquer forma, nunca esqueça de colocar parâmetros nas URLs, caso contrário, não conseguirá analisar as fontes de tráfego com tanta precisão no Google Analytics.
Quer ajuda para parametrizar suas URLs? Nós podemos te ajudar com isso! Mande uma mensagem para os nossos especialistas clicando no botão abaixo 🙂