Quais são as últimas atualizações do Google Analytics 4?

Quais-sao-as-ultimas-atualizacoes-do-Google-Analytics-4

Há pouco tempo o Google anunciou mais algumas atualizações sobre a nova versão no Google Analytics, vamos deixar você informado das últimas novidades da ferramenta. 

Antes de começarmos, é importante ressaltar que o Universal Analytics ou Google Analytics 3 (como quiser chamar) será desativado a partir de 1º de julho de 2023 para as propriedades Standard (gratuita) e 1º de julho de 2024 para quem possui a propriedade 360 (paga). Com a desativação do UA, nenhum dado será captado e a sua propriedade será congelada. 

Por isso, é importante realizar a migração o mais rápido possível para a versão do Google Analytics 4, essa migração não é automática e de acordo com o Google demora cerca de 6 meses para ser concluída, dependendo do volume de dados do seu site ou aplicativo. 

Quais são as novidades do GA4? 

Consultoria de Google Analytics

Agora que você lembrou dos prazos para realizar a migração, vamos entender quais são as últimas atualizações da ferramenta.GA4 está aos poucos importando todos os filtros para nova versão, por isso, nem todos os recursos estão disponíveis. 

Pesquisas de propriedades na barra de busca

A atualização entrou no ar no mês passado e permite que você faça diversas buscas simplificadas na barra de busca do Google Analytics 4

  • Busca de fluxo de dados: Os termos abaixo abrem uma busca detalhada sobre um fluxo de dados Web ou App na propriedade que você estiver utilizando:
  • Palavra-chave “Rastreamento”
  • Um ID de métricas de fluxo da Web
  • Um ID de fluxo do app
  • Encontrar configurações: você pode abrir as configurações da propriedade ou conta de forma simplificada, é só utilizar os seguintes termos na barra de pesquisa: 
  • a palavra-chave “Propriedade” ou “Conta”
  • o ID ou nome da propriedade ou conta atual
  • Acessar outras propriedades: É comum possuir mais de uma propriedade dentro do seu GA, por isso, você pode alternar as suas propriedades de forma simples, utilizando: 
  • O ID ou nome da outra propriedade
  • Um ID de métricas de fluxo da Web
  • Um ID de fluxo do app

Novas dimensões e métricas de e-commerce

Agora é possível visualizar uma versão no escopo de cada item do seu e-commerce e do evento de cada métrica da sua loja. Você pode visualizar as informações sobre seus produtos ou serviços e analisar separadamente as interações importantes do e-commerce. É possível analisar os itens comprados pelo nome, que mostra a quantidade de vezes que determinado produto ou serviço foi adquirido, além de mostrar a quantidade de compras em cada país. 

Até o momento, é possível encontrar as seguintes dimensões e métricas de e-commerce em Análises detalhadas e na API Data:

  • Afiliação do item
  • Variante do item
  • Itens adicionados ao carrinho
  • Itens comprados
  • Itens clicados na lista
  • Itens clicados na promoção
  • Itens acessados
  • Itens acessados na lista
  • Itens vistos na promoção
  • Valor do frete
  • Tipo de frete
  • Valor dos tributos

O Google Analytics 4 também renomeou as seguintes métricas:

  • Eventos de clique na lista de itens (antes chamada de “Cliques na lista de itens”)
  • Eventos de visualização na lista de itens (antes chamada de “Visualizações na lista de itens”)
  • Eventos de visualização de itens (antes chamada de “Visualizações de itens”)
  • Itens comprados (antes chamada de “Quantidade de compras de itens”)
  • Cliques na promoção (antes chamada de “Cliques na promoção de itens”)
  • Visualizações da promoção (antes chamada de “Visualizações da promoção de itens”)

As diferenças são simples, mas podem confundir os usuários, por isso é importante estudar quais são as novas nomenclaturas também. 

→ Quer saber quais são as novas métricas do Google Analytics 4? Temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto, clique aqui e saiba mais. 

Fique ligado nas novidades do GA4 seguindo a nossa página! Sempre estamos publicando as últimas atualizações da ferramenta. Caso queira saber mais sobre as diferenças do GA3 para o GA4, baixe o nosso Guia do Google Analytics 4 (faça o download gratuitamente aqui) e caso queira tirar suas dúvidas conosco, clique no botão abaixo!

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.