Há pouco tempo o Google anunciou mais algumas atualizações sobre a nova versão no Google Analytics, vamos deixar você informado das últimas novidades da ferramenta.
Antes de começarmos, é importante ressaltar que o Universal Analytics ou Google Analytics 3 (como quiser chamar) será desativado a partir de 1º de julho de 2023 para as propriedades Standard (gratuita) e 1º de julho de 2024 para quem possui a propriedade 360 (paga). Com a desativação do UA, nenhum dado será captado e a sua propriedade será congelada.
Por isso, é importante realizar a migração o mais rápido possível para a versão do Google Analytics 4, essa migração não é automática e de acordo com o Google demora cerca de 6 meses para ser concluída, dependendo do volume de dados do seu site ou aplicativo.
Quais são as novidades do GA4?
Agora que você lembrou dos prazos para realizar a migração, vamos entender quais são as últimas atualizações da ferramenta. O GA4 está aos poucos importando todos os filtros para nova versão, por isso, nem todos os recursos estão disponíveis.
Pesquisas de propriedades na barra de busca
A atualização entrou no ar no mês passado e permite que você faça diversas buscas simplificadas na barra de busca do Google Analytics 4.
- Busca de fluxo de dados: Os termos abaixo abrem uma busca detalhada sobre um fluxo de dados Web ou App na propriedade que você estiver utilizando:
- Palavra-chave “Rastreamento”
- Um ID de métricas de fluxo da Web
- Um ID de fluxo do app
- Encontrar configurações: você pode abrir as configurações da propriedade ou conta de forma simplificada, é só utilizar os seguintes termos na barra de pesquisa:
- a palavra-chave “Propriedade” ou “Conta”
- o ID ou nome da propriedade ou conta atual
- Acessar outras propriedades: É comum possuir mais de uma propriedade dentro do seu GA, por isso, você pode alternar as suas propriedades de forma simples, utilizando:
- O ID ou nome da outra propriedade
- Um ID de métricas de fluxo da Web
- Um ID de fluxo do app
Novas dimensões e métricas de e-commerce
Agora é possível visualizar uma versão no escopo de cada item do seu e-commerce e do evento de cada métrica da sua loja. Você pode visualizar as informações sobre seus produtos ou serviços e analisar separadamente as interações importantes do e-commerce. É possível analisar os itens comprados pelo nome, que mostra a quantidade de vezes que determinado produto ou serviço foi adquirido, além de mostrar a quantidade de compras em cada país.
Até o momento, é possível encontrar as seguintes dimensões e métricas de e-commerce em Análises detalhadas e na API Data:
- Afiliação do item
- Variante do item
- Itens adicionados ao carrinho
- Itens comprados
- Itens clicados na lista
- Itens clicados na promoção
- Itens acessados
- Itens acessados na lista
- Itens vistos na promoção
- Valor do frete
- Tipo de frete
- Valor dos tributos
O Google Analytics 4 também renomeou as seguintes métricas:
- Eventos de clique na lista de itens (antes chamada de “Cliques na lista de itens”)
- Eventos de visualização na lista de itens (antes chamada de “Visualizações na lista de itens”)
- Eventos de visualização de itens (antes chamada de “Visualizações de itens”)
- Itens comprados (antes chamada de “Quantidade de compras de itens”)
- Cliques na promoção (antes chamada de “Cliques na promoção de itens”)
- Visualizações da promoção (antes chamada de “Visualizações da promoção de itens”)
As diferenças são simples, mas podem confundir os usuários, por isso é importante estudar quais são as novas nomenclaturas também.
→ Quer saber quais são as novas métricas do Google Analytics 4? Temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto, clique aqui e saiba mais.
Fique ligado nas novidades do GA4 seguindo a nossa página! Sempre estamos publicando as últimas atualizações da ferramenta. Caso queira saber mais sobre as diferenças do GA3 para o GA4, baixe o nosso Guia do Google Analytics 4 (faça o download gratuitamente aqui) e caso queira tirar suas dúvidas conosco, clique no botão abaixo!