Quais são as últimas atualizações do Google Analytics 4?

Quais-sao-as-ultimas-atualizacoes-do-Google-Analytics-4

Há pouco tempo o Google anunciou mais algumas atualizações sobre a nova versão no Google Analytics, vamos deixar você informado das últimas novidades da ferramenta. 

Antes de começarmos, é importante ressaltar que o Universal Analytics ou Google Analytics 3 (como quiser chamar) será desativado a partir de 1º de julho de 2023 para as propriedades Standard (gratuita) e 1º de julho de 2024 para quem possui a propriedade 360 (paga). Com a desativação do UA, nenhum dado será captado e a sua propriedade será congelada. 

Por isso, é importante realizar a migração o mais rápido possível para a versão do Google Analytics 4, essa migração não é automática e de acordo com o Google demora cerca de 6 meses para ser concluída, dependendo do volume de dados do seu site ou aplicativo. 

Quais são as novidades do GA4? 

Agora que você lembrou dos prazos para realizar a migração, vamos entender quais são as últimas atualizações da ferramenta. O GA4 está aos poucos importando todos os filtros para nova versão, por isso, nem todos os recursos estão disponíveis. 

Pesquisas de propriedades na barra de busca

A atualização entrou no ar no mês passado e permite que você faça diversas buscas simplificadas na barra de busca do Google Analytics 4

  • Busca de fluxo de dados: Os termos abaixo abrem uma busca detalhada sobre um fluxo de dados Web ou App na propriedade que você estiver utilizando:
  • Palavra-chave “Rastreamento”
  • Um ID de métricas de fluxo da Web
  • Um ID de fluxo do app
  • Encontrar configurações: você pode abrir as configurações da propriedade ou conta de forma simplificada, é só utilizar os seguintes termos na barra de pesquisa: 
  • a palavra-chave “Propriedade” ou “Conta”
  • o ID ou nome da propriedade ou conta atual
  • Acessar outras propriedades: É comum possuir mais de uma propriedade dentro do seu GA, por isso, você pode alternar as suas propriedades de forma simples, utilizando: 
  • O ID ou nome da outra propriedade
  • Um ID de métricas de fluxo da Web
  • Um ID de fluxo do app

Novas dimensões e métricas do e-commerce

Agora é possível visualizar uma versão no escopo de cada item do seu e-commerce e do evento de cada métrica da sua loja. Você pode visualizar as informações sobre seus produtos ou serviços e analisar separadamente as interações importantes do e-commerce. É possível analisar os itens comprados pelo nome, que mostra a quantidade de vezes que determinado produto ou serviço foi adquirido, além de mostrar a quantidade de compras em cada país. 

Até o momento, é possível encontrar as seguintes dimensões e métricas de e-commerce em Análises detalhadas e na API Data:

  • Afiliação do item
  • Variante do item
  • Itens adicionados ao carrinho
  • Itens comprados
  • Itens clicados na lista
  • Itens clicados na promoção
  • Itens acessados
  • Itens acessados na lista
  • Itens vistos na promoção
  • Valor do frete
  • Tipo de frete
  • Valor dos tributos

O Google Analytics 4 também renomeou as seguintes métricas:

  • Eventos de clique na lista de itens (antes chamada de “Cliques na lista de itens”)
  • Eventos de visualização na lista de itens (antes chamada de “Visualizações na lista de itens”)
  • Eventos de visualização de itens (antes chamada de “Visualizações de itens”)
  • Itens comprados (antes chamada de “Quantidade de compras de itens”)
  • Cliques na promoção (antes chamada de “Cliques na promoção de itens”)
  • Visualizações da promoção (antes chamada de “Visualizações da promoção de itens”)

As diferenças são simples, mas podem confundir os usuários, por isso é importante estudar quais são as novas nomenclaturas também. 

→ Quer saber quais são as novas métricas do Google Analytics 4? Temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto, clique aqui e saiba mais. 

Fique ligado nas novidades do GA4 seguindo a nossa página! Sempre estamos publicando as últimas atualizações da ferramenta. Caso queira saber mais sobre as diferenças do GA3 para o GA4, baixe o nosso Guia do Google Analytics 4 (faça o download gratuitamente aqui) e caso queira tirar suas dúvidas conosco, nos mande uma mensagem ????

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.