Tracking Protection e o fim dos cookies: você sabe o que é este recurso?

tracking-protection

A eliminação gradual de cookies de terceiros até o segundo semestre de 2024 e a nova ferramenta de Proteção contra Rastreamento (Tracking Protection) do Google já está disponível para 1% dos usuários globais do Chrome (escolhidos aleatoriamente) desde 4 de janeiro. Este é um passo importante para a iniciativa Privacy Sandbox e, neste artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobre esse lançamento, no qual as empresas que dependem de cookies de terceiros poderão testar sua preparação para uma web sem cookies de terceiros. Continue lendo para saber mais!

Caso você tenha dúvidas do que são os cookies de terceiros, nós vamos explicar. Trata-se de pequenos arquivos armazenados no computador ou dispositivo móvel por sites de terceiros que visam mapear a navegação online e, a partir disso, construir um perfil de navegação e consumo do usuário.

Você sabe o que é a iniciativa Privacy Sandbox?

A iniciativa Privacy Sandbox do Google é uma ação que visa criar novas tecnologias para manter a privacidade das informações dos usuários do Chrome, além de fornecer às empresas e desenvolvedores acesso a conteúdo online gratuito, viabilizando a construção de negócios digitais de sucesso. É a partir dessa iniciativa que serão desativados gradualmente os cookies de terceiros, limitando o rastreamento oculto e colaborando com o setor na criação de novos padrões de privacidade na Internet. Conheça algumas das soluções em desenvolvimento abaixo:

Topics API: propõe uma API para permitir que os sites declarem detalhes de conteúdo específico, possibilitando uma personalização de anúncios ainda mais eficaz, baseado no contexto do conteúdo, e não a navegação individual.

Private State Tokens: é uma proposta de criar tokens que demonstram a confiabilidade de um usuário sem revelar informações específicas sobre a identidade dele. Esses tokens podem ajudar a combater atividades fraudulentas e abusos online.

Conjuntos de sites relacionados: abordagem que permite que sites declarem conjuntos de domínios considerados “primeira parte”, enquanto os navegadores tratam esses domínios como uma única entidade para fins de rastreamento. Isso ajuda a manter a continuidade do rastreamento em um conjunto de domínios relacionados.

API de Relatório de Atribuição: é uma proposta para permitir que os anunciantes coloquem anúncios relevantes e estudem a sua eficácia para preservar a privacidade. Os cookies de terceiros serão substituídos por novas ferramentas de medição e relatórios que impedirão que pessoas sejam identificadas em diferentes sites. Isto inclui várias propostas interligadas.

O que é a Proteção contra Rastreamento?

A Proteção contra Rastreamento, também chamada de Tracking Protection, é um recurso do Google que permite aos usuários bloquear o rastreamento de suas atividades online realizado por terceiros, que são empresas que não são o site que o usuário está visitando, mas que podem coletar dados como suas visitas a outros endereços da web, suas compras e seu histórico de pesquisa.

Os cookies de terceiros que mencionamos anteriormente fornecem informações que permitem a criação de perfis detalhados do interesse e comportamento do usuário, que podem ser usados para direcionar anúncios e personalizar a experiência de navegação de um site, por exemplo. 

O lançamento da nova versão do Tracking Protection vai impactar as empresas de forma significativa, uma vez que promete ampliar as limitações das informações que poderão ser coletadas. Assim, as empresas poderão visualizar o que precisa de adequações em seus sites a fim de que eles sigam funcionando de maneira correta antes do fim dos cookies no Chrome, previsto para o final de 2024. 

Se você está com dúvidas ou precisa de ajuda para se organizar para o fim dos cookies, saiba que as A² BI pode te ajudar. No nosso blog, você pode aprender mais sobre este e outros acontecimentos do mundo dos dados. Somos uma empresa especializada em análise de dados e contamos com um time altamente especializado nos mais diversos serviços. Clique aqui e nos mande uma mensagem!

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.