O que é a versão UA (Universal Analytics) do Google Analytics?

O que é o Universal Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de extrema importância para a sua empresa embarcar no mundo dos dados, sendo uma das principais soluções de digital analytics do mercado. Entre as versões já disponibilizadas pelo Google, a Universal Analytics ou UA é a que estabeleceu um novo padrão até aqui, mas como as tecnologias evoluem, mesmo esta versão já está sendo substituída pelo tão falado Google Analytics 4 ou GA4.

A seguir, vamos falar  um pouco sobre o que é a versão UA (Universal Analytics) do Google Analytics

O que é o Google Universal Analytics? 

Em 2007 o Google lançou a chamada versão clássica do Google Analytics, esta versão foi uma evolução do Urchin, plataforma de web analytics adquirida pelo Google em 2005 e que foi a base para o desenvolvimento do GA, mas com os avanços tecnológicos esta versão foi ficando obsoleta e em 2012 o Google lançou a Universal Analytics + SDK, visando trazer novas possibilidades de análise e melhorar a disposição dos dados, entre as novidades houve uma mudança na nomenclatura, liberação de novas possibilidades de coleta e organização de dados, resumindo o Google Analytics UA foi uma evolução do Google Analytics Clássico, para assimilar as novas necessidades de análise que surgiram com a popularização do acesso a internet e a navegação mobile.

Em paralelo, na mesma época foram lançadas duas soluções complementares que objetivavam melhorar o universo de análises, sendo elas o Google Tag Manager e o Google Analytics Premium (atual Google Analytics 360). 

Precisando de ajudar com o Google Analytics, entre em contato conosco somos parceiros oficiais do Google para a solução, clique aqui.

Universal Analytics 

Como falamos acima, o Universal Analytics trouxe algumas novidades que contribuíram para melhorar as análises de dados. A seguir citaremos algumas delas:

User ID 

Com a expansão de navegação por dispositivos móveis, tornou-se comum o uso de mais de um aparelho para acessar sites e ambientes digitais, mas o Google Analytics Clássico, sendo cookie based só viabilizava a análise por navegador, assim o Universal Analytics trouxe a possibilidade de criação de um User ID, objetivando a criação de uma chave única que poderia ser cruzada para identificação do usuário, inclusive viabilizando o cruzamento com dados de outras ferramentas. 

Enhanced Commerce

Outra funcionalidade trazida pelo Google Universal Analytics foi o Enhanced Commerce, característica que possibilitou coletar e analisar dados avançados de comércio eletrônico, sendo uma espécie de configuração avançada de e-commerce, no qual tornou-se factível a análise da jornada de compra completa, com dados de interações em produtos, promoções internas, comportamento de compra, análise de checkout, etc. 

O Google Universal Analytics foi uma revolução no seu lançamento, mas a tecnologia continuou avançando e novas necessidades foram surgindo, bem como questões de privacidade de dados, assim em 2018 o Google anunciou em versão Beta do GA4, com uma mudança estrutural, pois a solução deixaria de ser baseada em cookies, para ser embasada em eventos. A princípio tal versão apresentou diversas limitações, mas ao longo dos últimos anos o Google vem investindo muitos esforços para viabilizar o seu uso. Em 2020, o GA4 foi disponibilizado em larga escala e a partir de 2023 será a única versão disponível.

O mundo do digital analytics é dinâmico e as empresas precisam estar preparadas para as mudanças, a descontinuação do Google Universal Analytics já foi confirmada para 2023 e e seus usuários precisam se estruturar para fazer a migração metodológica, o que envolve rever a implementação do GA, se seu negócio precisa de ajuda neste processo, fale conosco, somos certificados em Google Analytics e podemos te assessorar em todo o processo de migração.

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.