O Google Data Studio agora é Looker Studio!

Esse mês o Google publicou em seu blog oficial que o Google Data Studio agora se chama Looker Studio, mas não é só o nome que mudou. A migração tem como objetivo unificar todos os produtos de Business Intelligence da Google dentro da marca Looker

Antes de mais nada, vamos entender o que são essas duas ferramentas e como a nova aquisição está sendo benéfica para quem utiliza de produtos de BI.

Google Data Studio agora é Looker Studio

O Google Data Studio foi lançado em 2016 e é uma das principais ferramentas de visualização de dados do Google, ele transforma os dados coletados através de suas planilhas Google, Search Console, Google Analytics, Google Ads, entre outras formas de integração, em dashboards de gráficos informativos e relatórios personalizados. 

Aquisição do Looker

Em 2019, o Google anunciou a aquisição do Looker, que nada mais é do que uma empresa de software que libera espaço para comercialização de soluções de inteligência de negócios para exploração de dados. Antes de se tornar o novo Data Studio, o Looker fazia parte do Google Cloud Platform, onde é possível fazer análises incorporadas de dados, ou seja, integram recursos e conteúdos analíticos a aplicativos de negócios, produtos, sites ou portais.  

Saiba mais como essa ferramenta funciona no Cloud Platform clicando aqui 

E agora? Como está o Data Studio? 

E agora? Como está o Data Studio? 

Agora que o Google Data Studio é Looker Studio, todos os produtos de BI podem ser estrategicamente conectados, criando uma espécie de guarda chuva com diferentes integrações. 

Na última terça-feira (11), o Google publicou nota avisando sobre a mudança: 

“Looker é o nome que você ouvirá quando falarmos sobre nossos produtos de business intelligence do Google Cloud, pois reunimos Looker, Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).”

Looker Studio, o nome Google Data Studio: vamos entender o que mudou

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é o Google Data Studio e o Looker, vamos entender como essa união ocorreu e quais são os principais diferenciais. 

O Google anunciou após a aquisição:

“Hoje, estamos unificando nossa família de produtos de inteligência de negócios sob o guarda-chuva Looker. Looker é o nome que você ouvirá quando falarmos sobre nossos produtos de business intelligence do Google Cloud, pois reunimos Looker, Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). E a partir de hoje, o Data Studio agora é Looker Studio.”

Essa unificação parece ser bem facilitadora, não é? 

Novidades do Looker Studio

pagina-inicial-looker-studio
  • Quer saber como automatizar os seus dashboards no Looker Studio? Clique aqui e leia o nosso conteúdo. 

O Looker trouxe algumas novidades interessantes para os amantes de dados, vamos citá-las a seguir:

Diferentes combinações de dados

O Looker Studio suporta mais de 800 fontes de dados e possui uma lista com cerca de 600 conectores, imagine o quanto de integração é possível fazer nessa ferramenta? Um mundo inteiro de dados. O buscador afirma, que essa nova capacidade de conectores e fontes também é uma facilidade para àqueles que não tem muito conhecimento técnico e querem visualizar dados e relatórios mais simples, por exemplo. 

Looker Studio Pro

Essa é nova! O Google anunciou que há uma versão Pro do Looker Studio, ou seja, uma versão paga da ferramenta. Esse upgrade é recomendado para empresas que buscam novos recursos de gerenciamento empresarial, funcionamento de equipes e acordo de nível de serviço (SLA – Service Level Agreement). A versão PRO ainda está sendo implementada e apresenta poucos recursos, mas a ferramenta já disse que em breve novas funcionalidades serão desbloqueadas. 

Mas não se preocupe, a versão gratuita continua existindo e os mesmos recursos do Google Data Studio, estão disponíveis gratuitamente no Looker Studio. 

Looker Studio e integração com produtos Google 

Aos poucos, a ferramenta está realizando integrações com diversas ferramentas. Junto à nova mudança, o Looker irá ligar todos os seus produtos às funcionalidades do Google, para oferecer uma estrutura de dados mais síncrona e completa. A integração ao Workspace já está sendo feita, desse modo, todos os insights capturados por planilhas e documentos Google serão conectados em uma única fonte para toda a organização. 

A empresa também está buscando outras parcerias em ferramentas de BI, como Tableau e Power BI, da Microsoft. 

Espaços de equipes

O novo Looker Studio conta com um espaço compartilhado, onde você pode gerenciar acessos e compartilhar qualquer conteúdo. Ao receberem acesso, os membros podem ser divididos em funções como Gerente, Gerente de Conteúdo e Colaborador. Permitindo que você crie ambientes diversos para cada parte da sua equipe. 

De modo geral, o Looker Studio tem foco em melhorar a tomada de decisões a partir de soluções que vão além do Business Intelligence mas que crie experiências melhores para quem cria e para quem visualiza os dados. Acreditamos que essa ferramenta tenha muito o que facilitar na unificação e automatização de diversos processos de dados. 

vantagens-google-cloud-looker

Fonte: Google Cloud.

Nós da A² Business Intelligence, somos parceiros Google e já utilizamos o novo Looker Studio para desenvolver os nossos serviços de criação de projetos de Dashboards, auditorias, entre outros. A sua empresa precisa de algum serviço com foco em BI e Digital Analytics? Possuímos uma equipe pronta para te atender. Entre em contato conosco e marque uma conversa. 

Quer ficar ligado em mais notícias como essa e do mundo da inovação e tecnologia? Se inscreva na nossa newsletter

Quero me inscrever gratuitamente 

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.