Se você está acostumado a monitorar os dados do seu site ou aplicativo usando o Google Analytics para acompanhar o desempenho, certamente já percebeu que a nova versão da ferramenta está aqui para ficar. Se ainda não teve essa percepção, não se preocupe – estamos prontos para oferecer o suporte necessário.
O Google Analytics 4, lançado em 2019 , se tornou a versão permanente do Google Analytics. O que significa que o Universal Analytics que já conhecemos foi desativado, ou seja, o UA irá parou de contabilizar novos hits, provocando o congelamento de todos os seus dados.
Uma informação importante de se ressaltar é que a migração de google analytics não é feita de forma automática, ela envolve um processo trabalhoso e que requer a supervisão de um especialista da área. Por isso, continue a leitura desse artigo e entenda melhor sobre o assunto.
O que tem de diferente no Google Analytics 4?
A nova versão do Google Analytics 4 trouxe mudanças significativas na interface, métricas, filtros e apresentação dos resultados. Essas alterações podem gerar insegurança para aqueles familiarizados com a versão anterior, o Universal Analytics, na hora de realizar análises e tomar decisões. É importante estar ciente dessas diferenças para garantir uma transição tranquila e aproveitar ao máximo os recursos da nova versão.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é uma atualização do Google Analytics que resolveu vários problemas e reclamações de usuários, além de introduzir novas funcionalidades para análise de dados comportamentais de usuários.
Quer saber mais sobre o que é Google Analytics? Fique tranquilo, temos diversos conteúdos sobre o tema:
→ O que é a versão do Universal Analytics?
→Conheça alguns conceitos do Google Analytics?
Essa nova versão foi projetada para todos os usuários de Google Analytics, aqueles que possuem um site, aqueles que possuem um aplicativo e aqueles que têm ambos e desejam combinar todos os seus dados em um só lugar.O Google Analytics 4 foi projetado para permitir escalabilidade do negócio e para que fosse possível mensurar através de dispositivos e plataformas.
Temos um conteúdo específico do Google Analytics 4 em nosso blog. Acesse e saiba mais sobre a nova versão do Google Analytics.
→ Google Analytics 4, a grande novidade do Google Analytics
Qual a diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4?
Existem algumas diferenças importantes entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4. A seguir, contaremos 3 diferenças entre as duas versões:
- Interface
Universal Analytics
Google Analytics 4
Por mais que pareça que não há nenhuma diferença, no GA4 as informações são organizadas de forma distinta e dispostas dentro dos cards. A nova versão traz uma visualização mais direta dos dados. É importante saber que nem todos os botões estão nas mesmas posições que a versão anterior.
- Análise de aplicativo
No Google Analytics 4 você consegue analisar o seu website e aplicativo de forma integrada. Nos últimos anos, houve um alto crescimento na quantidade de e-commerces e aplicativos mobile, isso gerou uma certa preocupação no momento de monitorar os dados dos usuários que navegam por aplicativos. Essa barreira foi quebrada com a chegada do Google Analytics 4, que traz recursos específicos para monitoramento de apps e websites.
No GA4 você pode realizar a análise e monitoramento do website e do aplicativo, sem o uso do Firebase – que vamos explicar melhor logo abaixo. O que isso pode acrescentar na sua empresa? Com essa nova atualização você pode acompanhar a jornada do seu usuário em uma única interface.
- Firebase
O Firebase nada mais é do que um serviço de hospedagem para qualquer tipo de aplicativo.
Ele é uma ferramenta complementar do antigo Universal Analytics, pois a sua integração permite visualizar o monitoramento dos aplicativos no UA.
Agora o Google Analytics 4 inclui a análise de dados de aplicativos, dispensando o uso do Firebase. A migração dos usuários do Firebase para o Google Analytics 4 foi feita de forma automática pelo próprio Google.
Você pode continuar olhando seus dados de aplicativo no console do Firebase e no Google Analytics ao mesmo tempo.
Gostou de saber um pouco sobre as diferenças entre as duas versões? Se você ainda não começou a migrar os seus dados para o GA4 está mais do que na hora de você contratar um serviço de migração de confiança e estar pronto para iniciar com o Google Analytics configurado em sua nova versão.
Quer receber novidades e atualizações do Google Analytics 4 e muito mais sobre o mundo de Digital Analytics?
A A² Business Intelligence é especializada em Digital Analytics e parceira oficial do Google para Google Analytics, temos mais de 10 anos de experiência. Contamos com um time fortemente qualificado e empenhado em trazer ótimos resultados para os seus clientes. Que tal marcar uma conversa com nossos especialistas e falar um pouco mais sobre a migração de dados para o Google Analytics 4?