Entenda o que é o Google Analytics 4 e a sua importância

Entenda-o-que-e-o-Google-Analytics-4-e-a-sua-importancia

Iniciaremos este artigo explicando o que é o Google Analytics, para que serve, qual a importância dessa ferramenta, suas características e como começar a usar a versão mais nova, o Google Analytics 4. Por isso, fique conosco e embarque no mundo dos dados.

Boa leitura!

Primeiramente, vamos esclarecer o que é essa ferramenta tão famosa no mercado, o Google Analytics.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta utilizada para coletar dados online. Há 2 versões, a versão paga conhecida no mercado como Google Analytics 360 e a versão gratuita, o Google Analytics Standard.

Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics utiliza códigos de rastreamento para coletar dados de acesso, analisando estas informações é possível  mapear o comportamento do usuário em sites e aplicativos, bem como, avaliar o desempenho e evoluções de negócios digitais. Todas as informações recebidas através desse rastreamento voltam como dados, sendo possível gerar relatórios que servem como ponto de partida para alguma tomada de decisão e planejamento estratégico.

Qual a importância do Google Analytics 4?

O Universal Analytics ou Google Analytics 3 é a versão que grande parte dos profissionais imersos na área de Digital Analytics estão habituados a usar. Mas você sabia que o Universal Analytics (GA3) será desativado?

Isso mesmo! O Universal Analytics (GA3), a versão gratuita, será desativada em 1º de julho de 2023. Já a versão paga, o Universal Analytics 360, será desativado no segundo semestre de 2024.

Eu posso excluir minha conta no UA para criar uma conta no GA4? 

É importante manter as duas versões do GA em paralelo, assim você vai garantir os seus dados de origem através do Universal Analytics e captar dados com a metodologia nova do Google Analytics 4

A sua empresa conseguirá criar uma conta normalmente no Google Analytics 4, caso nunca esteve no Universal Analytics. Mas, se a empresa já possui uma conta no Universal Analytics e vai migrar para o Google Analytics 4, não precisa excluir a conta do Universal Analytics, afinal ele logo será desativado. 

Quais as características do Google Analytics 4?

A hierarquia do Google Analytics é parcialmente  similar  com o Universal Analytics e os primeiros níveis se mantiveram como: Organização e Conta.

O panorama muda quando adentramos as  Propriedades no GA4, pois foram inclusos os Fluxos de Dados. Enquanto  no Universal Analytics, as propriedades ramificavam para as Vistas. 

Outro fator que chama a atenção é a base de registro de dados, enquanto o Google Universal Analytics é baseado em hits, a estrutura do Google Analytics 4 é sustentada por eventos, sendo um dos diferenciais da atualização do GA, que facilita o monitoramento de sites e aplicativos de forma uniforme e até integrada.

Como começar a usar a versão do Google Analytics 4?

Se a sua empresa já possui a conta no Universal Analytics e quer migrar para a versão do Google Analytics 4, saiba que é um processo trabalhoso, pois pode depender do tamanho da sua empresa e do volume de dados, entre outros fatores. 

Para que a migração seja feita com êxito, é necessário:

  • Auditar a coleta de dados
  • Configurar a ferramenta de análise
  • Definir os acesso às fontes de dados
  • Definir os dados para cada situação
  • Implementar o e-commerce (se houver)
  • Criar eventos personalizados

É preciso ficar atento a data de desativação do Universal Analytics, não deixe para a última hora!

Caso a sua empresa ainda não possua nenhuma conta no Google Analytics, pode contar com a A² Business Intelligence para a implementação da ferramenta para o seu negócio.

Marque uma reunião com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.