O que é o Google Trends e qual é a sua importância?

O-que-e-o-Google-Trends-e-qual-e-a-sua-importancia

Quando temos dúvidas sobre determinados assuntos, geralmente o primeiro lugar onde vamos procurar as respostas é num buscador como o Google.. Mas, você sabia que é possível acompanhar os principais assuntos do dia através da ferramenta Google Trends e usar a favor do seu negócio? Vamos entender o que é o Google Trends e qual é a sua importância.

Vamos explicar como, vem com a gente!

Você sabe o que é o Google Trends?

O Google Trends foi lançado em 2006, sendo uma ferramenta capaz de acompanhar a evolução do número de buscas realizadas por uma determinada palavra-chave, termo, expressão ou assunto ao longo do tempo no principal navegador da internet, o Google.

Quais os benefícios de usar o Google Trends?

Usar o Google Trends é gratuito:

Você pode acompanhar temas que estão bombando na internet, o que pode te ajudar a gerar conteúdos relevantes baseados nas tendências da internet e ficar pordentro dos termos em alta e aqueles que deixaram de ser, pois com o passar do tempo muitos termos podem saírem das trends.

Na prática…

Usaremos um termo muito relevante para nós para exemplificar, o Google Analytics:

O gráfico acima mostra o desempenho da palavra nos últimos 12 meses. Aqui, estamos apenas demonstrando como você pode utilizar os recursos do Google Trends para o seu negócio, por isso é importante refinar a pesquisa com os filtros, onde é possível alterar o país, período, a categoria e o tipo de pesquisa na web.

Com o Google Trends você pode descobrir o que esteve em alta nos anos anteriores:

Clique em Google Trends, você será encaminhado para a página inicial e role a tela para baixo, e então escolha o ano que você quer ver.

Qual é a importância do Google Trends? 

O Google Trends é uma excelente ferramenta para os produtores de conteúdos, pois mostra exatamente o que os usuários estão comentando ou buscando (os termos podem ser algum meme pontual ou algo que tenha se tornado viral). Além disso, pode contribuir para a organização de pautas baseadas nos termos relevantes ao negócio ou assuntos específicos, aumentando assim a atração de novos públicos. E você ainda pode contar com a possibilidade de filtrar os resultados de acordo com determinadas segmentações demográficas, o que também aumenta a efetividade das suas estratégias. 

O Google Trends também pode ser usado para identificar comportamento de usuários diante de temas, ajudando analistas de dados a identificar tendências e oportunidades.

Gostou das dicas e quer aprender mais sobre os serviços do Google? Temos diversos conteúdos relacionados aqui no blog.

Mas eai? Ficou com alguma dúvida? Conte conosco para atendê-lo 😉

Aproveite e nos acompanhe no Linkedin onde postamnos conteúdos novos toda semana:

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.