Quando temos dúvidas sobre determinados assuntos, geralmente o primeiro lugar onde vamos procurar as respostas é num buscador como o Google.. Mas, você sabia que é possível acompanhar os principais assuntos do dia através da ferramenta Google Trends e usar a favor do seu negócio? Vamos entender o que é o Google Trends e qual é a sua importância.
Vamos explicar como, vem com a gente!
Você sabe o que é o Google Trends?
O Google Trends foi lançado em 2006, sendo uma ferramenta capaz de acompanhar a evolução do número de buscas realizadas por uma determinada palavra-chave, termo, expressão ou assunto ao longo do tempo no principal navegador da internet, o Google.
Quais os benefícios de usar o Google Trends?
Usar o Google Trends é gratuito:
Você pode acompanhar temas que estão bombando na internet, o que pode te ajudar a gerar conteúdos relevantes baseados nas tendências da internet e ficar pordentro dos termos em alta e aqueles que deixaram de ser, pois com o passar do tempo muitos termos podem saírem das trends.
Na prática…
Usaremos um termo muito relevante para nós para exemplificar, o Google Analytics:
O gráfico acima mostra o desempenho da palavra nos últimos 12 meses. Aqui, estamos apenas demonstrando como você pode utilizar os recursos do Google Trends para o seu negócio, por isso é importante refinar a pesquisa com os filtros, onde é possível alterar o país, período, a categoria e o tipo de pesquisa na web.
Com o Google Trends você pode descobrir o que esteve em alta nos anos anteriores:
Clique em Google Trends, você será encaminhado para a página inicial e role a tela para baixo, e então escolha o ano que você quer ver.
Qual é a importância do Google Trends?
O Google Trends é uma excelente ferramenta para os produtores de conteúdos, pois mostra exatamente o que os usuários estão comentando ou buscando (os termos podem ser algum meme pontual ou algo que tenha se tornado viral). Além disso, pode contribuir para a organização de pautas baseadas nos termos relevantes ao negócio ou assuntos específicos, aumentando assim a atração de novos públicos. E você ainda pode contar com a possibilidade de filtrar os resultados de acordo com determinadas segmentações demográficas, o que também aumenta a efetividade das suas estratégias.
O Google Trends também pode ser usado para identificar comportamento de usuários diante de temas, ajudando analistas de dados a identificar tendências e oportunidades.
Gostou das dicas e quer aprender mais sobre os serviços do Google? Temos diversos conteúdos relacionados aqui no blog.
Mas eai? Ficou com alguma dúvida? Conte conosco para atendê-lo 😉
Aproveite e nos acompanhe no Linkedin onde postamnos conteúdos novos toda semana: