Digital Analytics: O que é e qual a sua importância?

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Você sabe o que é Digital Analytics? Ou é apenas aquela nomenclatura que você ouve muito falar mas não sabe explicar direito? Vamos ficar craques no assunto! Então venha com a gente e entenda qual a importância dessa valiosa área para o seu negócio

A análise de dados digitais tem se tornado algo muito importante e recorrente desde que as principais ferramentas de captação e monitoramento de dados foram criadas. E é aí que o Digital Analytics entra em ação. 

O Digital Analytics ou Web Analytics é um grande aliado para a geração de insights importantes para o seu negócio, seja qual for o segmento, sabe o porquê? Essa ciência transforma a coleta de dados em algo estratégico, um facilitador na tomada de decisões. 

Por isso, não ache que o Digital Analytics é útil só para a área de tecnologia e dados, ele é igualmente importante para áreas como marketing, comunicação corporativa, atendimento, entre outras. 

Fique por aqui para entender melhor os seguintes tópicos: 

O que é digital analytics?

→ Qual a importância do Digital Analytics para o seu negócio?

Qual é a principal ferramenta de digital analytics?

O que é Digital Analytics?

Digital analytics ou análise de dados digitais é um conjunto de ações voltadas para a coleta e análise desses dados de forma estratégica tendo como objetivo otimizar o que está sendo entregue para o usuário. É possível fazer interpretações guiadas por eles e conseguir insights importantes sobre os usuários online em todos os canais que a empresa faz parte.

O Digital Analytics chega com o propósito de acabar com aquelas análises pautadas em achismos e opiniões previamente formadas. Agora, com as ferramentas certas (e de fácil acesso) você consegue pautar os seus argumentos em dados verdadeiros, o que te dá a oportunidade de entender o seu usuário através da comprovação de seus comportamentos

Não dá para fugir do mundo digital, ele já está acompanhando a sociedade há alguns anos, então não há como você pensar em aprimorar o seu negócio sem pensar em Digital Analytics.

Digital Analytics na prática!

O conceito de Digital Analytics pode ter ficado claro, mas como eu devo usar esse conceito na prática? 

A prática consiste em coletar, armazenar e analisar todos os dados que foram gerados e tomar decisões estratégicas a partir disso. Com esses dados você pode entender melhor sobre o seu público-alvo, seus concorrentes, comportamento de campanhas, problemas em alguma página ou qualquer outro elemento que te permita identificar o que pode estar dando certo ou errado na sua estratégia de negócio

Outro ponto importante a ressaltar, é que, não é preciso que apenas uma pessoa com fundamentos técnicos tome decisões a partir do conceito de Digital Analytics ou Web Analytics. Ao entender e concretizar o que é Digital Analytics, qualquer pessoa dentro da sua organização tem a capacidade de aplicar decisões assertivas em sua área de atuação, seja para área técnica, de gestão, marketing, etc. 

Qual a importância do Digital Analytics para o seu negócio?

Qual a importância do Digital Analytics para o seu negócio?

O mundo digital é feito de dados que são gerados diariamente por pessoas de todos os cantos. Toda essa informação pode ser utilizada de forma estratégica para a tomada de decisão nos negócios. O objetivo é elaborar estratégias com base em fatos, e não apenas teorias, o que ajuda o negócio a crescer. A partir do momento que você utiliza esse pensamento para tomada de decisões, você já está pensando em Digital Analytics.

Com a análise de Web Analytics, as empresas podem entender mais sobre a movimentação dentro de seus canais digitais e o comportamento do seu público-alvo, por exemplo. Assim, é possível determinar informações como: o que esses usuários estão buscando? Com quais assuntos se identificam? Onde estão localizados? Entre outros.

Alguns dos principais benefícios que o Digital Analytics pode trazer para o seu negócio:

  • Entendimento do comportamento do seu consumidor
  • Entender como melhorar o posicionamento no mercado 
  • Ajudar a prever comportamentos de consumidores e usuários
  • Entender o fluxo de conversões, para otimizar o processo.
  • Ajudar na otimização de investimentos e recursos empregados.

Quer entender como começar a atacar cada um dos pontos citados acima? Talvez a sua ferramenta de monitoramento de site ou aplicativo esteja confusa e você não sinta confiança nos seus dados, podemos te ajudar com isso fazendo uma auditoria. Marque uma conversa com os nossos especialistas e aprenda a tomar decisões mais assertivas com dados

Qual é a principal ferramenta de Digital Analytics? 

Antes de sair procurando por ferramentas de Digital Analytics ou Web Analytics, você deve se assegurar que está adquirindo uma ferramenta apropriada para isso. 

Como considerar uma ferramenta de Digital Analytics confiável? 

Justamente por esse grande volume de dados que temos de lidar todos os dias, muitas ferramentas de Digital Analytics apareceram no mercado, por isso, é importante prestar atenção em alguns fatores para escolher a ferramenta certa para o seu negócio.

Toda ferramenta de web analytics centraliza um grande volume de dados sobre o seu produto ou serviço, essas informações estarão acompanhadas de algumas métricas e dimensões como engajamento do usuário, tempo de sessão, cliques, impressões, etc. Sempre permitindo análises aprofundadas através de relatórios dinâmicos e interativos

 As ferramentas de digital analytics utilizam essas informações para entender o comportamento dos usuários dentro do escopo do seus produtos ou serviços, podendo impactar diretamente as decisões do time, quando bem estruturadas.

Portanto, vimos que não basta só saber sobre o conceito de Digital Analytics, é necessário escolher muito bem qual será a melhor ferramenta de coleta de dados para o seu negócio. Nesse assunto, fica difícil não citar como principal ferramenta o Google Analytics. Estamos sempre falando dele em nosso blog, caso ainda não conheça muito sobre a ferramenta, acesse: 

Conheça alguns conceitos do Google Analytics

O que é a versão UA do Google Analytics?

Conheça o Google Analytics 4 

Basicamente, o Google Analytics é uma ferramenta oficial de Digital Analytics do Google que tem como objetivo coletar e armazenar dados provenientes de um site e/ou aplicativo. Dentro dessa coleta de dados, você pode reunir todas as informações em relatórios personalizados para entender melhor sobre o comportamento dos usuários em determinada página ou tela que estejam navegando. 

Com o Google Analytics, é possível analisar as conversões de um e-commerce e entender mais sobre o comportamento dos usuários enquanto navegam pela sua plataforma. Com isso, você pode obter informações como dados demográficos, taxa de rejeição, taxa de conversão, entre outros.

A ferramenta apresenta a versão gratuita e a paga, que é intitulada como Google Analytics 360. De modo geral, ela é completa para começar a se tornar um profissional que utiliza Digital Analytics e alcança resultados mais satisfatórios. 

Conclusão 

Com esse artigo tivemos a oportunidade de entender que o Digital Analytics capacita profissionais de diversas áreas a evoluir estrategicamente e de forma analítica em seu negócio. Isso porque a compreensão do conceito e a sua prática promove ações mais assertivas através de dados. A era dos achismos não cola mais, hoje é imprescindível o uso dessas ferramentas de forma diária para o crescimento das organizações.  

Você já tem uma conta no Google Analytics, mas não está conseguindo entender a origem dos seus dados e sente que a configuração não está completa? Podemos te ajudar! Marque uma conversa conosco e conheça o nosso serviço de auditoria em Google Analytics.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Mande uma mensagem com os seus desafios, que iremos te ajudar a escolher o serviço mais adequado para o seu negócio. Comece agora a sua jornada e utilize os conceitos de Digital Analytics para investir no seu negócio! 

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