Você já ouviu falar em uma ferramenta chamada Datorama? Ela é uma ferramenta de inteligência de marketing capaz de medir os principais KPIs de marketing para auxiliar nas tomadas de decisões. Continue a leitura e entenda o que é Datorama e como utilizá-lo na sua empresa.
Nesse artigo, você vai aprender:
→ O que é o Datorama?
→ Como funciona o Datorama?
→ Como utilizar inteligência de marketing na sua empresa?
Afinal, o que é o Datorama?
O Datorama é uma ferramenta de inteligência de marketing da Salesforce, uma empresa americana de software, conhecida por ter produzido o CRM chamado SalesCloud. Além disso, a empresa conta com outros produtos com foco em atendimento ao cliente, marketing, inteligência artificial, entre outros. E o Dataroma é uma dessas soluções, que existe para apresentar os dados de marketing de forma visual e analítica.
Dedicada para o time de marketing, o Datorama é uma ferramenta completa que consegue medir as principais métricas e KPIs, tudo baseado em dados e informações, como performance de campanha, conversões de canais, análises dos principais criativos e ainda é possível estabelecer um relacionamento com o cliente dentro da plataforma. Todos esses dados são pautados em números e metas.
Como funciona o Datorama?
Mas como o Datorama consegue fazer tudo isso?
O Datorama possui diversos conectores pré-configurados com as principais fontes do mercado, contando com mais de 120 conectores de marketing e mídias sociais.
O seu funcionamento não é complicado. A ferramenta tem como objetivo trazer uma gestão simplificada da plataforma, por isso, em poucos cliques, você consegue captar todas as informações necessárias para o seu projeto, campanha, etc.
Você pode captar as informações, através de arquivos, como planilhas, PDF, html, css, etc. e database (banco de dados). A ferramenta conta com alguns modelos prontos para que seja possível realizar uma captação de dados mais rápida e otimizada. Caso você utilize um dos modelos já existentes da plataforma, em alguns cliques o seu painel começa a ser populado de informações, dispensando a inserção de códigos de programação.
Além disso, o Dataroma utiliza inteligência artificial para programar robôs que vão analisar as métricas já existentes e trazer novos insights, melhorias e otimizações que podem ser implementadas com base nas suas decisões estratégicas.
A ferramenta conta com a possibilidade de integração nativa de ferramentas, seja ferramentas de campanhas como Google Ads, de monitoramento como o Google Analytics e mídias sociais, como Facebook, Twitter, etc. Você pode criar uma comunicação com seu time, conectando o seu e-mail, Slack, Twilio, entre outras plataformas.
E a visualização de dados?
Após fazer todas as conexões necessárias e estabelecer as principais métricas e KPIs do seu projeto ou campanha, vamos entender como funciona a visualização dessas informações dentro do Datorama.
A interface visual é simples e clara, ela é composta por mais de 60 widgets (elemento de interação – tal como janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem etc), que facilitam ainda mais a visualização dos dados.
E por fim, o Datorama oferece um marketplace onde é possível adquirir relatórios pré-construídos com finalidades específicas para o seu projeto.
Como utilizar inteligência de marketing na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é o Datorama e como ele funciona, vamos te dar algumas dicas de como utilizar essa inteligência de marketing na sua empresa, acompanhe:
Tudo de marketing em um só lugar!
Dentro do Datorama você consegue conectar os dados de qualquer plataforma social de pesquisa, exibição, vídeo, programáticas, de análises da web, de CRM e e-mail, e conectar todos esses dados com inteligência artificial. Há uma funcionalidade dentro da ferramenta que permite o mapeamento automático de dados e métricas para preencher os campos na hora de criar seus dashboards e relatórios. Dessa forma, você consegue dar mais tempo para pensar em decisões estratégicas e aproveitar melhor os insights gerados pela IA.
Insights personalizados
Após fazer a configuração dos seus dados em dashboards e widgets, você pode aproveitar os insights que são gerados automaticamente pela IA do Datorama. Esses insights te permitem entender tudo o que estiver funcionando corretamente e corrigir o que não está funcionando como deveria nas suas campanhas e projetos. Você terá em mãos recomendações diárias para verificar e manter o desempenho de todos os seus KPIs no caminho certo. A plataforma ainda conta com guias visuais automáticos e descrições em linguagem simples que são oferecidos para que você tenha o entendimento completo de cada insight fornecido.
Relatórios baseados no ROI da empresa
O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma taxa muito importante para todas as empresas, e dentro do Datorama você consegue criar dashboard com KPIs detalhados, tendências de desempenho, análises de campanhas, e detalhamento de segmentos para plataformas como Google Analytics, Google Ads, Facebook, entre outras. Esses dashboards fazem com que os dados sejam atualizados de maneira automatizada.
Acompanhe os seus resultados
Você aprendeu que deve conectar os seus dados e ferramentas dentro do Datorama, automatizar a alimentação dos seus dashboards, aproveitar os insights e corrigir os seus problemas, porém, em paralelo a isso é preciso acompanhar os seus resultados e analisar seus dados, você pode otimizar os seus leads, as conversões e o crescimento do seu funil de vendas com relatórios e insights unificados, substituindo relatórios manuais e aumentando os processos de análises, com muito mais agilidade e oferecendo soluções escaláveis e personalizadas para agregar valor a sua empresa e para todos os seus clientes.
Conclusão
O Datorama é uma ferramenta muito útil para a equipe de Marketing, promovendo uma solução ampla para análises de resultados e agilidade dentro do time. Quer saber mais sobre conteúdos desse tipo? Acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter, estamos sempre lhe informando sobre o mundo de Digital Analytics.
E lembre-se, para que o Datorama funcione em plenitude é aconselhável contar com o apoio para configuração e gestão de uma empresa especializada em Data Visualization.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com o nosso time de especialistas clicando no botão abaixo: