Se você está pesquisando soluções de digital analytics para aplicativos provavelmente tenha esbarrado com o Mixpanel, mas esta ferramenta ainda é pouco conhecida no Brasil, tendo pouco conteúdo no nosso idioma, então afinal o que é o Mixpanel?

Mixpanel é uma empresa que atua no mercado de Business Analytics tendo como diferencial para outras soluções o fato de ser centrada em gravar as interações dos usuários, permitindo a captação de dados em áreas logadas. Portanto, acaba sendo uma ferramenta muito legal para mensurar negócios com modelo SAAS, afinal é possível mensurar interação e retenção do usuário e tem suporte para aplicativos mobile.

Mixpanel – Análise de retenção do usuário

Qual é a principal diferença entre Mixpanel e Google Analytics?

As duas ferramentas são consideradas soluções de digital analytics, porém o Google Analytics não permite a identificação do usuário, nem captação de dados que identifiquem tal visitante, sendo mais usada para acompanhamento de indicadores gerais e análise de tendências e grandes números. Mas, se você tem um app ou um ambiente com login e precisa mensurar o usuário, o Mixpanel surge como uma ótima solução, pois é focada em identificar os dados por usuário, o que é vital se seu negócio é um app ou uma solução SAAS.

Por terem características e objetivos diferentes, muitas empresas usam as duas soluções. O que é inclusive recomendado, se considerar a complementaridade das análises e propósitos.

Quais os principais usos para o Mixpanel?

Se você tem uma área com login e quer entender o detalhe de comportamento do seu usuário ou mesmo definir uma régua de comunicação a partir deste comportamento, vale a pena pensar em implementar o Mixpanel. Entre as principais indústrias que usam a soluções tem: SAAS, empresas ligadas a área financeira, varejistas e e-commerces, aplicativos, bem como, áreas de produto, marketing, user experience, entre outras.

Mixpanel – Análise de conversão

Como implementar o Mixpanel?

Primeiro você tem que escolher o tipo de licença do Mixpanel que faz mais sentido para o seu negócio. A ferramenta conta, inclusive, com uma versão de graça para quem está começando e quer conhecer o Mixpanel, para esta versão existe algumas limitações, como registro de dados por apenas 90 dias e você pode ter até 1.000 usuários registrados por mês. Porém, se você já quer usufruir de mais funcionalidades, o Mixpanel tem planos a partir de US$ 24/mês.

Mixpanel – Identificação do usuário

Assim, dentro dos plano do Mixpanel temos:

  1. Mixpanel Starter – como o nome diz para quem está começando conhecer a ferramenta e já quer iniciar o processo de ser orientado por dados.
  2. Mixpanel Growth – Plano pago, como mais funcionalidades que o inicial e com registro de dados sem a regra de apenas 90 dias de armazenamento.
  3. Mixpanel Enterprise – Plano com mais funcionalidades, dimensionado de acordo com a necessidade do cliente.

Independente do plano escolhido, o Mixpanel trabalha a métrica MTU (Month Tracked User) para dimensionar consumo e planos.

Se você quer contratar o Mixpanel outra variável que deve ser considerada é o período do plano escolhido, pois o plano anual acaba apresentando um valor menor. Outro ponto muito importante, é saber estimar a quantidade de MTUs que irá usar, afinal isso irá determinar o preço do seu plano Mixpanel.

A parceira oficial do Mixpanel no Brasil

Descubra uma solução completa de digital analytics que vai revolucionar a forma como você entende e utiliza os dados dos usuários logados. Como parceiros oficiais do Mixpanel no Brasil, estamos prontos para guiá-lo na jornada rumo à excelência em análise de dados. Imagine ter acesso a insights valiosos que impulsionam suas estratégias de negócio, marketing e produto, tudo isso com a expertise de uma equipe dedicada e experiente.

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